A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ação Global Saúde e Educação

Profissionais de saúde da Clínica da Família Antônio Gonçalves da Silva, de Realengo, realizaram durante os dias 09, 12, 18 e 26 de abril no CIEP Thomas Jefferson, atividades destinadas à promoção da saúde. O diretor do CIEP palestrou para os responsáveis dos estudantes, no dia 12/04, sobre o objetivo da Clínica da Família e sua forma de funcionamento. Além disso também falou sobre a importância dos cuidados com a saúde e informou os cursos artesanais oferecidos pela instituição.

Devido a grande participação de estudantes, foram utilizadas estratégias para dividir as ações de forma rotativa e intercalada em três grupos: Oficinas de Educação Física, de Saúde Bucal e de Teatro, nos dias 09 e 18 de abril.

A Companhia de Teatro “Batan Fazendo Arte” composta pelos agentes comunitários de saúde, Ismar Martins,Taís Gonçalo,Josy Paula, Ramão Braga e Alexandre Braga abordaram temas sobre o combate à Dengue, à Violência e às Drogas, através de esquetes teatrais no auditório do CIEP.


Na sala do Programa Saúde na Escola (PSE), a dentista - Dr.ª Érica Gonçalves, e sua auxiliar de saúde bucal, Fabíola Carvalho, orientaram os alunos sobre os riscos da má escovação dos dentes, as consequências de dentes cariados, como também promoveram sorteios de kits a fim de os alunos participarem mais efetivamente no processo de aprendizagem.


Na quadra da escola, a professora responsável da Academia Carioca, Michely Rodrigues, desenvolveu ações esportivas com os estudantes.

A culminância do projeto “Ação Global Saúde e Educação” foi aberta ao público, contou com sorteios de kits da empresa EMBELEZE, teve a presença do DETRAN (para retirada da 1ª via de documentação), 8ª CAS – Coordenadoria de Assistência Social, da equipe de som do Oi Galera! Cultura, Arte e Som e a Clínica da Família que palestrou sobre hipertensão, saúde bucal e principalmente o combate à dengue. Este assunto é fundamental para a escola, já que Realengo é um dos bairros que possui um dos maiores focos da doença.



Todos estavam instalados em tendas cedidas pela CAP 5.1 – Coordenadoria de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário