A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 28 de abril de 2012

CIEDS e Icos Cidadania acreditam na cooperação mútua entre ONGs para se atingir resultados reais e sustentáveis

O Projeto Bairro Educador, que integra o Programa Escola do Amanhã da  Secretaria Municipal de Educação (SME) e executado pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – www.cieds.org.br) é um projeto de educação atuante em 49 bairros do Rio de Janeiro. Em parceria com a ICOS CIDADANIA (Conselho Internacional em Segurança e Desenvolvimento - www.citizenship.icosgroup.net), realizaram no Morro da Formiga, na Grande Tijuca, no sábado, 28 de maio, uma ação de cooperação para o fortalecendo do Programa Formiga Limpa, Formiga Linda! 



O Programa Formiga Limpa, Formiga Linda! é um modelo de Mutirão Comunitário para limpeza do lixo. Desta vez a ação esteve direcionada à Bazanha, área identificada pelos Laboratórios Urbanos (Tecnologia Social utilizada pela ICOS), como espaço de menor potencial para disposição adequada do lixo na comunidade. A cooperação entre a comunidade contou com a participação dos estudantes da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, unidade escolar atendida pelo Projeto Bairro Educador e situada dentro da comunidade da Formiga.


A parceria existente desde março de 2011 colabora para que a Tecnologia Social da trilha educativa (Sociedade e Ciências Sociais e Naturais) aplicada pelo Projeto Bairro Educador na Escola Municipal Jornalista Brito Broca alcance seu maior potencial educativo. Esta tecnologia tem como objetivo propiciar um processo de aprendizagem através dos espaços comunitários, valorizando-os e integrando-os, juntamente com os saberes da comunidade, ao conteúdo de sala de aula.



A trilha educativa: “Sociedade e Ciências Sociais e Naturais” sistematizada no final de 2010 e articulada em janeiro e fevereiro com a rede de parceiros do BE Borel, no início de 2011 e apresentada às escolas e ao corpo docente em Março deste mesmo ano, dialoga diretamente com o conteúdo oficial de ciências da rede municipal de ensino fortalecendo a questão ambiental e a saúde comunitária.


A ação desenvolvida na Escola Municipal Jornalista Brito Broca envolve o 3º, 4º e 5º ano. Esta ação educativa busca relacionar o conteúdo da sala de aula com a prática socioambiental sustentável e suas consequências para uma vida mais saudável. Alguns professores já se utilizam desta atividade como sensibilização para a Conferência do RIO+20.


A mobilização do universo escolar para esta ação contou com a colaboração e cooperação da direção da escola, dos professores, dos responsáveis, e de parceiros como COMLURB, lideranças comunitárias e Posto de Saúde da Família. O Bairro Educador acredita que está propiciando através da extensão destas parcerias, a descoberta das crianças sobre o mundo em que vivem, o espaço a que pertencem e suas relações de convivência.

A ideia é exercitar a teoria da sala de aula em um cotidiano sustentável, observando o impacto desse exercício para uma vida comunitária mais saudável. Nesse movimento de interação, a parceria CIEDS – ICOS CIDADANIA tem importante papel no fortalecimento da relação escola-comunidade. A necessidade de juntar forças surge em função do objetivo comum de auxiliar a comunidade para que a mudança de realidade local ocorra num processo participativo e de gestão cooperativa.

Na semana, que antecedeu ao mutirão, os estudantes  prepararam cartazes com mensagens para disposição adequada do lixo na comunidade, onde foram orientados pelos professores e gestores de ambas as instituições.

A observação será a metodologia utilizada para medição do impacto sobre a disposição do lixo nos espaços comunitários acreditando no empoderamento das novas gerações para mudança de hábitos. O objetivo da trilha educativa é a contribuição no que se refere à compreensão e formulação de hipóteses científicas dos estudantes quando ingressarem no Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário