A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Descobrindo a Quinta da Boa Vista

No dia 10 de abril, o CIEP Ministro Gustavo Capanema e o Bairro Educador realizaram, com a turma do 4° ano, da professora Janete Trajano, uma atividade educativa no espaço da Quinta da Boa Vista, em São Cristovão. O objetivo da visita era conhecer o espaço e visitar o Museu Nacional.

Professora Janete Trajano e os alunos

Os alunos conheceram a estátua de D. Pedro II, que encontra-se em frente ao Museu e percorreram o Parque - Réplica das Ruínas Gregas, Pagode Chinês e o lago - enquanto a professora explicava a história do local e dos monumentos que encontravam pelo caminho.

Vista das Ruínas gregas. Ao Fundo o Pagode Chinês

Após o lanche, descanso e brincadeira, o grupo foi para Museu Nacional conhecer o acervo. O setor educativo do museu recebeu e guiou os estudantes, construindo uma boa relação com eles. O enfoque foi a questão das origens e a pergunta inicial para as crianças foi:  “De onde viemos”. Além disso foi pedido para que o grupo pensasse durante a visita, uma resposta para esta questão.



Arqueologia brasileira
Os estudantes puderam ver réplicas de fósseis de dinossauros, do homem, de múmias, animais empalhados e objetos de diversas culturas. Discutiram sobre a origem do homem no continente africano e sobre os antepassados indígenas.

A visita estimulou a discussão sobre uma identidade coletiva e individual e teve como finalidade quebrar preconceitos sobre povos menos valorizados, como os do continente africano e os originários da América. No final, os estudantes chegaram a conclusão de que descobrir de onde viemos, não era tão simples, pois a origem do homem nos mamíferos, no continente africano, a ligação com os povos originários, entre outras coisas, fazem com que resposta seja complexa, múltipla.

Final do passeio no Jardim do Museu Nacional
Por Luana Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário