A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Educação Ambiental no Parque Estadual da Pedra Branca

No dia 12 de abril, os alunos do grêmio estudantil e os representantes de turma da Escola Municipal Teotônio Vilela visitaram o Parque Estadual da Pedra Branca, que se localiza no bairro de Jacarepaguá, através da articulação do Bairro Educador. O objetivo da visita foi discutir a educação ambiental e aproximar os alunos do turno da tarde e da manhã que, aceitando a proposta do Bairro Educador, trabalharão juntos neste ano letivo na escola.

Abelhas


O passeio teve dois momentos. No primeiro momento, os alunos visitaram o Museu que se encontra no parque. Uma bióloga os atendeu e explicou a razão de o parque existir e sua importância na preservação do meio ambiente. Enquanto os estudantes observavam a fauna e flora da região, a guia explicava a importância da água para o meio ambiente.

No segundo momento o grupo foi guiado pelo bombeiro do parque na trilha do Rio Grande. Esta foi uma oportunidade para as atividades de aventura como a escalada dos alunos. Eles observaram as represas e os aquedutos presentes no parque e discutiram os malefícios dessas construções para o meio ambiente.
Início da trilha do Rio Grande

Leilane Pinheiro, representante do Grêmio, escalando

Além da aprendizagem em educação ambiental, o objetivo foi alcançado, pois a aproximação do grupo de alunos abriu a possibilidade de integração entre os mesmos para a realização de um  trabalho conjunto entre eles. Cada um ficou responsável por dividir com seus colegas de turma o que aprendeu no Parque sobre o meio ambiente.

Por Luana Farias


Nenhum comentário:

Postar um comentário