A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 3 de abril de 2012

Era Uma Vez Um Conto da Rainha Fabíola

Na terça feira, 03/04, a equipe do Bairro Educador junto a Professora da Sala de leitura da Escola Municipal Rainha Fabíola, BE Jabour, Regina Rtchelly, decidiu resgatar e fomentar o hábito da leitura que aos poucos vem se perdendo. A Oficina “Era Uma Vez Um Conto” pretende promover encontros lúdicos com a utilização de instrumentos musicais e bonecos de fantoches, criar e fomentar os conteúdos partindo das vivências de cada aluno possibilitando a reelaboração de suas histórias. Utilizando métodos dos escritores Augusto Boal e Paulo Freire, os encontros são realizados todas as terças feiras no contra turno escolar.

Educadora Thaine Leal com os alunos do 4º e 5º ano

Histórias têm sido compartilhadas em todas as culturas e localidades como um meio e entretenimento, educação, preservação da cultura e para incutir conhecimento e valores morais. A literatura oral é frequentemente considerada um aspecto crucial da humanidade. Os seres humanos têm uma habilidade natural para usar comunicação verbal para ensinar, explicar e entreter, o que explica o porquê da literatura oral ser tão preponderante na vida cotidiana.





Com a oficina Era uma vez um conto (que foi realizada pela contadora de histórias Thaiane Leal do Coletivo Peneira que ministrou o primeiro encontro de formação de contadores mirins), os alunos são estimulados a relatar um pouco de suas vidas e em seguida foram ao encontro do mundo das histórias e puderam conhecer um pouco mais do folclore brasileiro.

Por Luiz Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário