A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Integração escola-comunidade promove consciência de raízes históricas

O Bairro Educador, as escolas locais e a comunidade do Vidigal trabalham com o tema cultura negra, devido à pesquisas e demandas da comunidade e dos alunos. Voltado para a história do negro no Brasil, em especial, o evento é para valorizar a história e presença do negro no desenvolvimento local e na formação de sua identidade.

O Projeto Bairro Educador está trabalhando na comunidade e fora dela para oferecer aos alunos e moradores do Vidigal novas oportunidades de aprendizagem, utilizando-se das estratégias de integração escola-comunidade, fazendo do Vidigal um verdadeiro Bairro Educador que começa a render frutos.
Comunidade do Vidigal antes e depois

Várias reuniões vêm sendo realizadas desde o início de 2012, (Janeiro a Abril), dentre elas estão as reuniões do Fórum Intersetorial do Vidigal – (FIV), reuniões com parceiros locais , parceiros externos, UPP Social (Unidade de Polícia Pacificadora), entre outras.
Reunião com Jal Amorim representante do Ipeafro (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros)


Reunião do FIV (Fórum Intersetorial do Vidigal)

Destas reuniões saíram várias ideias e parcerias para a Trilha Educativa do Bairro Educador que virou uma atividade articulada e promovida com ampla participação de diferentes organizações sociais e atores locais. A comunidade abraçou a ideia de trabalhar em conjunto, o tema de consciência negra no Vidigal e pôs a “mão na massa”, unindo-se para mostrar a todos que o Vidigal tem a sua história. A mostra de Tradições Africanas no Vidigal se dará no evento de culminância marcado para o dia 19 de maio, das 14h às 19 horas, na Rua Nova (Vidigal), local de acesso público e gratuito.


A comunidade do Vidigal está engajada com as escolas do bairro e com o Bairro Educador, ajudando inclusive na divulgação do evento com carros de som e na confecção de um cartaz da atividade para ser compartilhado pelos moradores e nas redes sociais.


Programe-se e venha fazer parte deste grande dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário