A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Visitando o CCBB para conhecer o Mundo de Tarsila

A parceria entre o Projeto Bairro Educador e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), proporcionou a aproximadamente 40 alunos do 5º ano da Escola Municipal João Gualberto Jorge do Amaral, integrante do BE Paciência, visitassem no último dia 3, a exposição Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo.

Os alunos que visitaram a exposição participaram do Projeto Pedagógico Conhecendo o Mundo de Tarsila, publicado aqui na matéria de 27 de março. Na proposta do projeto, os alunos puderam pesquisar a história e os quadros da pintora e, até mesmo, experimentar a técnica de cores replicando os quadros da exposição em cartolinas pelos espaços da escola.



Antes de visitarem a exposição, conheceram o espaço cultural, no qual participaram do espaço interativo onde puderam dançar, desenhar e ouvir música. A exposição fixa de moedas também os surpreendeu com sua variedade de objetos e formas, despertando a curiosidade da turma. Boa parte do grupo nunca tinha visitado um espaço com as características do CCBB. A arquitetura, em cada detalhe, foi apresentada pelos educadores e expositores que acompanhavam a trupe de alunos da João Gualberto.



O ultimo espaço visitado foi a exposição de Tarsila do Amaral. Os alunos ficaram tão ansiosos que queriam tocar as obras. A instrutora se surpreendeu e se encantou com o conhecimento que os alunos tinham sobre Tarsila e suas produções artísticas. Sentaram e conversaram sobre as obras e suas curiosidades, e o trajeto de retorno a escola foi de comentários sobre o que viram e conheceram de novo.

O Bairro Educador agradece a todos que contribuíram para a atividade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário