A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aprendendo sobre alimentação saudável

No dia 09 de maio, o Bairro Educador e a Escola Municipal Paula Fonseca, BE Madureira, promoveram um encontro educativo sobre alimentação saudável com a participação do parceiro Projeto Saúde Carioca (Coordenadoria da Área Programática 3.3), dos professores e dos estudantes do 4º e 5º ano da unidade escolar.

A proposta da atividade é despertar nos estudantes o senso de responsabilidade, como por exemplo: conhecer os hábitos de uma alimentação saudável e compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos.


O Projeto Saúde Carioca apresentou uma peça de teatro, onde os personagens estimulavam os estudantes a refletirem sobre a responsabilidade que eles têm sobre a própria alimentação, elaborando as seguintes questões: Qual é o alimento mais consumido pelos estudantes no almoço? Qual é o menos consumido? Vocês acham que o alimento mais consumido é o mais saudável e por quê?


A partir dessas questões, os estudantes contribuíram de forma positiva, através de perguntas, exemplos do dia-a-dia e até com sugestões a partir do tema.


Ao final, professores e estudantes aprenderam que o segredo de uma refeição saudável está na variedade dos alimentos que são consumidos e na combinação entre eles, pois através de uma boa alimentação podemos prevenir deficiências nutricionais, doenças infecciosas. A atividade finaliza mostrando que uma alimentação rica em nutrientes pode melhorar as defesas do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário