A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividades educativas de preservação ao meio ambiente

No dia 31 de maio, o BE Irajá em parceria com o MetrôRio, proporcionou uma tarde de atividades educativas relacionadas ao meio ambiente para cerca de 65 estudantes da Escola Municipal Sebastião de Lacerda. Esta ação dialoga diretamente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar que está relacionada com a temática sobre meio ambiente e a sustentabilidade.


Na oficina de artesanato, através da utilização de materiais reciclados, os estudantes puderam colocar em prática o conceito de reutilização, dando um novo sentido e uso ao objeto, no caso a garrafa pet de refrigerante. Com bastante criatividade eles produziram e enfeitaram os próprios bonecos.


“Este boneco pode ser o ícone da nossa campanha de preservação do meio ambiente dentro da escola e na comunidade. Podemos replicar esta oficina para outras turmas; desta forma todas as crianças se sentirão corresponsáveis pelas ações de preservação e conscientização do meio ambiente” afirmou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Lúcia Souza.
Na oficina de dança urbana, muitos estudantes participaram do concurso de “dança do passinho”, ritmo popular que mistura frevo e funk.


No final da atividade, os estudantes de teatro da Organização Não Governamental (ONG) Ressurgir prepararam uma apresentação mostrando, através do humor a importância da preservação do meio ambiente. Em seguida, foi feito com os estudantes participaram de um jogo com perguntas e respostas sobre meio ambiente.  Durante a atividade, os estudantes demonstraram seus conhecimentos sobre preservação do meio ambiente, mostrando que estão em sintonia com tudo o que ocorreu na Rio +20.


Eu sabia responder a pergunta porque a professora Ana Valéria falou deste assunto na sala de aula: contando história, lendo reportagens e vendo o filme sobre o meio ambiente”, afirmou uma das estudantes do 2ºano.


O Projeto Bairro Educador agradece ao patrocínio do MetrôRio e parabeniza a ONG Ressurgir pelo trabalho realizado. Queremos destacar especialmente a receptividade e o comprometimento da equipe da direção, dos professores e dos estudantes, que possibilitaram que a atividade fosse de fato educativa, garantindo o processo de ensino-aprendizagem dos participantes.
Por Ana Carolina Duarte

Um comentário: