A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 4 de maio de 2012

A diferença entre Bulimia e anorexia

No dia 04 de Maio de 2012  os alunos do 7º ano, da Escola Municipal Orestes Barbosa, BE Vila Kennedy, participaram do seminário sobre  Bulimia e Anorexia , ministrado pela Dra. Rosário, Nutricionista do Centro Municipal de Saúde Dr. Henrique Monat.


As práticas de boa nutrição podem ajudar a prevenir transtornos alimentares. Os jovens vão buscar a sua imagem corporal e autoestima no mundo que os rodeia.  Segundo as informações da Nutricionista, envolver as crianças na preparação da comida e ensinar-lhes a reconhecer imagens corporais realistas pode prepará-las para hábitos saudáveis que podem ser-lhes úteis ao longo da vida.

A Bulimia e anorexia são transtornos alimentares, classificados como doenças mentais, explica a Nutricionista do CMSHM, ressaltando que Homens e mulheres sofrem com os problemas, mas de maneiras diferentes. A chamada “distorção corporal” – pela qual a pessoa se enxerga bem mais gorda do que é de fato.

Os estudantes conheceram a bulimia nervosa, que define-se pela presença frequente de compulsão alimentar, com ingestão, em um período curto de tempo,  de grande quantidade de alimentos.
A anorexia nervosa, também simplesmente conhecida como anorexia, é um transtorno alimentar que provoca no indivíduo tanto medo de ganhar peso e/ou gordura corporal que ele(a) limitará severamente a quantidade de comida que ingere. Por vezes, os anoréxicos também fazem exercício em excesso, numa tentativa de queimar as calorias que ingeriram, para não ganharem peso extra.

A Dra. ressaltou ainda o pensamento fixo na magreza e a busca pelo corpo ideal são características fundamentais para entender duas doenças que rondam os jovens, especialmente os adolescentes. Contudo apresentou-lhes os meios de tratamento das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário