A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Lembrando 13 de maio e homenageando as mães


Na semana do dia 14 a 18 de maio foram realizadas duas exposições no CIEP Hélio Smidt, BE Maré. Uma delas, foi a Exposição ”Marinheiro João Cândido”, líder da Revolta da chibata que lutou pela igualdade social e racial dos negros no país. Com esse contexto a unidade escolar lembrou o dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil. A exposição que é parte do projeto memórias do Centro Cultural do Banco do Brasil foi usada pelos professores para despertar a curiosidade nos estudantes.


A outra exposição foi a de Cordéis (livretos de literatura popular) construídos por estudantes de uma turma de 5° ano na oficina de cordel e gravura oferecida pelo Bairro Educador.  Eles aprenderam sobre a literatura de cordel e fizeram um texto dentro do estilo (em rima simples) com o tema MÃE. Depois construíram um livreto onde continha o texto produzido e ilustrado com uma gravura feita a partir de uma bandeja de isopor, técnica que se assemelha a gravura em madeira usada nos cordéis tradicionais. Depois de prontos, os cordéis produzidos pelos estudantes foram expostos em varais como os típicos cordéis nordestinos.

Desenhos dos alunos expostos no CIEP Hélio Smidt
Gravuras feitas a partir de uma bandeja de isopor
E no dia 17 da mesma semana, o Grupo Bagageiro da Arte do Sesc de Ramos levou os estudantes do CIEP Hélio Smidt a uma instigante e divertida apresentação de teatro de mímica. Além de encantar cerca de 900 crianças, a atividade também inspirou o educador comunitário da escola, que decidiu trabalhar a mímica em outras atividades educativas.
por Marcio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário