A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Música, letramento e sustentabilidade em Acari

Nos meses de abril e maio, os estudantes do 3º ano da Escola Municipal Thomas Jefferson, BE Acari, participaram de oficinas do projeto Música e Letramento “Cantando Eu Cuido do Meio Ambiente”. A ideia surgiu como forma de contribuir com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que trabalha a sustentabilidade e estimula através do ritmo, a melhoria na qualidade da leitura e escrita.


A unidade escolar já trabalha o tema há algum tempo, mas a música veio como um diferencial no auxílio do letramento e alfabetização com informações sobre sustentabilidade.  O ritmo trabalhado nos dois primeiros meses foi o funk, pois faz parte da cultura local dos estudantes.

Nas oficinas, os estudantes receberam orientações de como os cuidados com o meio ambiente podem ser significativos à qualidade de vida. A partir dessas orientações eles debateram em sala como poderiam ajudar na prática dos TRÊS “R” - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, para que todos pudessem ter um mundo melhor.



“O trabalho realizado em sala, unindo o meio ambiente e o funk foi uma escolha muito bacana, na qual os alunos aprendem novas informações cantando! Está sendo uma diversão com consciência!”, disse a Profª Camila Carvalho. 

Os alunos puderam conhecer e discutir sobre sustentabilidade e entenderam alguns conceitos como: redução de consumo, reutilização de materiais e reciclagem. Ao transformarem o lixo em instrumentos musicais eles tiveram uma maior proximidade com os conceitos de reutilização.

Alunos utilizando materias recicláveis como instrumentos musicais


O projeto Cantando “Eu Cuido do Meio Ambiente” é parte integrante de um projeto amplo de Música e Letramento que acontece nos Bairros Educadores Acari e Vicente de Carvalho, trabalha os conteúdos a partir da realidade e cultura local do aluno, e vai até novembro de 2012. Neste período, o objetivo é ampliar os conhecimentos e conceitos dos alunos sobre a temática e trabalhar nas oficinas de ritmo, rima e percussão.

No dia 10 de agosto, as atividades do projeto voltaram a partir de uma articulação entre o Bairro Educador (BE) e o Programa Saúde nas Escolas (PSE) – representado na unidade escolar pela técnica de saúde Ernestina Santos. A partir desta parceria, os estudantes puderam, mais uma vez, cantar e refletir sobre Higiene com a oficina “Pagode das Crianças”. 


O BE trouxe a música e as reflexões para auxiliar no letramento (exercícios de identificação de frases e palavras do texto) e o PSE contribuiu com a orientação e a importância da higiene para a saúde do corpo.

Toda equipe da unidade escolar, em parceria com o Bairro Educador Acari – representado pelo Gestor de Projetos Carlos Carvalho – vem trabalhando para conseguir novas parcerias. Graças a este trabalho a atividade contou com duas novas instituições parceiras. Comlurb (representada por Gilberto Alenca) e o Grupo Chegando de Surpresa, que utiliza o samba para tratar das questões do lixo.

Por Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário