A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oficina de Horta Suspensa

No mês de maio a Escola Municipal Jornalista Brito Broca, BE Borel, se mobilizou em práticas sustentáveis, a fim de propiciar vivências práticas e teóricas sobre educação ambiental. O Bairro Educador e a unidade escolar articularam a atividade de produção de hortas suspensas, que é a continuidade da Trilha Educativa Sociedade Ciências Naturais e Sociais (2011), em conjunto com os parceiros ICOS Cidadania, que trouxe voluntários com experiência em Educação Ambiental.


Essas são tecnologias sustentáveis que facilitam a aprendizagem, e têm o objetivo de conscientizar e sensibilizar os estudantes quanto a alimentação saudável e preservação ambiental, facilitando o aprendizado de ciências e letramento em matemática e português.

Através desta experiência, a alfabetização científica através da observação e experimentação no acompanhamento do desenvolvimento da planta, além de desenvolver uma série de novas aprendizagens também possibilita o reconhecimento de valores nos estudantes e educandos.


Professores, parceiros (agentes educadores, diretores e estudantes se empenharam na execução das atividades, como forma de promover a sustentabilidade) a maior interação entre a comunidade escolar e desenvolveram valores como cooperação, solidariedade, amizade, além da coordenação motora.


Visando a proteção do meio ambiente e a redução do desperdício, esta experiência é feita com garrafas de refrigerantes PET, terra adubada, sementes de hortaliças, flores e ervas de raízes pequenas, fios de arame e isopor.

Os estudantes estão envolvidos nessas iniciativas desenvolvidas com a comunidade escolar, através do cuidado permanente e acompanhamento do desenvolvimento da horta, através da técnica de irrigação, onde observam e registram cada processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário