A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Passeando e aprendendo

No dia 23 de maio, cerca de 32 estudantes do 3º ano da Escola Municipal Vivaldo Ramos de Vasconcelos, BE Paciência, visitaram a Caixa Cultural ( Centro cultural da Caixa Econômica) Rio de Janeiro.


Os estudantes visitaram a exposição “Além do Olhar”, do artista Hércules Barsotti, um dos artistas mais significativos dos últimos sessenta anos no Brasil. Suas obras, de modo geral, trabalham as formas geométricas e texturas. A exposição é destinada aos que enxergam e também aos deficientes visuais, pois seus trabalhos também são reproduzidos em acrílico para que estes possam sentir com as pontas dos dedos suas formas geométricas.


Em meio ao espaço os estudantes puderam participar da dinâmica que explicava como orientar uma pessoa com deficiência visual. Um dos estudantes ficava com os olhos vendados para o outro poder conduzi-lo  até as obras em acrílico.


Ao final, os estudantes conversaram com a monitora Silvéria da Costa, que é deficiente visual, explicou como é feita a leitura do mundo através do braile, sistema de leitura voltada para deficientes visuais.


Após terem passado pela exposição os estudantes foram para o espaço de criação, no qual receberam cola, tesoura e várias cartolinas coloridas para produzirem suas obras, utilizando as formas geométricas para suas leituras particulares.


O Bairro Educador agradece a Caixa Cultural pelo acolhimento dos estudantes em seu espaço cultural e educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário