A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Rio + Limpo


Nos dias 10 e 11 de maio foi realizada uma capacitação sobre educação ambiental com o grêmio estudantil e representantes de turmas da Escola Municipal Jornalista Assis Chateubriand, BE Morro dos Macacos. A intenção foi mobilizar o corpo discente, objetivando a participação no evento "Rio + Limpo", realizado no dia 12 de maio no Morro dos Macacos. A capacitação ocorreu de forma articulada com a coordenação pedagógica, direção e corpo docente da unidade escolar, contribuindo para a ampliação da temática abordada.


No dia 10 de maio foi realizado um debate sobre Educação Ambiental, atividade que contou com a parceria da equipe do Instituto ECONAÇÃO, responsável pela mediação de uma roda de diálogo com 12 estudantes representantes sobre as problemáticas do lixo na comunidade. O Instituto falou sobre o tempo em que cada objeto demora para se decompor no planeta e, ressaltou a importância da reciclagem em nossa sociedade, além de mostrar a necessidade do jovem atuar e se posicionar no país.


No dia seguinte, 17 estudantes representantes do 6° ao 9° ano e do grêmio estudantil, assistiram a exibição de reportagens do RJTV/GLOBORIO (um dos organizadores do "Rio + Limpo")  sobre o depósito de lixo de Gramacho. Pelo vídeo, os estudantes puderam observar as camadas de solo existentes no planeta e como o lixo tem atravessado essa camada.

A culminância dessa ação foi a participação no multirão de limpeza "Rio + Limpo", quando 30 estudantes, a coordenação pedagógica e professores dessa unidade escolar, puderam recolher parte do lixo que estava espalhado pela comunidade, além de se organizar para que o processo de coleta de lixo na comunidade seja debatido de forma mais intensificada.


Deve-se ressaltar que tal mobilização é significativa no que tange a possibilidade de maior integração entre escola e comunidade, além de promover um melhor desenvolvimento para os jovens e transformando a sociedade. O Bairro Educador agradece a todos que participaram desta ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário