A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vida sustentável

No dia 28 de maio, os estudantes do 3º ano da Escola Municipal IV Centenário, BE Maré, visitaram o Galpão das Artes Urbanas da COMLURB no bairro da Gávea, um espaço dedicado a arte e artesanato feitos a partir de resíduos. Durante a visita os estudantes conheceram obras de arte feitas de lixo, metais, plásticos de todos os tipos, madeira e até roupas de câmara de ar de pneu. Na galeria de exposições os estudantes conheceram os trabalhos da artista Núbia Pinheiro, produzidos com papel. Além de conhecerem o trabalho da artista, também participaram de um “bate-papo” com a mesma.

Além desta, os estudantes visitaram mais duas exposições: uma do artista Sérgio Cezar que faz maquetes detalhadas do Rio Antigo, usando papelão e micro lixo; e do artista Murat que trabalha com lixo digital-virtual (mistura de programas que não são mais usados). Em seguida, eles visitaram os ateliers do Galpão, vivenciando o processo dos artistas que transformam resíduos em brinquedos, arte, decoração e utilitários, aprendendo de maneira simples como diminuir os gastos, com a produção de lixo.

A iniciativa da promoção das atividades educativas sobre sustentabilidade e meio ambiente foi apoiada pelo Bairro Educador em articulação com os seguintes parceiros: Galpão das Artes Urbanas da COMLUB, a técnica em Educação e Saúde do Programa Saúde nas Escolas e a ONG Ação Comunitária do Brasil. Esta atividade foi pensada devido a proximidade da Conferência Rio+20.

Reaproveitando a comida
 
No dia seguinte ao passeio, uma turma do 3° ano tiveram uma lição que falava sobre o reaproveitamento dos resíduos, onde aprenderam a reaproveitar alimentos na oficina realizada pela ONG Ação Comunitária do Brasil, localizada na Maré.


A técnica de educação e saúde do Programa Saúde nas Escolas (PSE) ministrou uma aula sobre higiene pessoal antes de manipular alimentos. Após se prepararem os estudantes com o auxílio de uma nutricionista e das alunas do curso de gastronomia da Faculdade Unisuam fizeram um bolo de casca de banana e um patê de talo de couve.



No final da aula todos degustaram geléias, patês e bolos de alimentos reaproveitados.
Teatro, educação e muitas histórias
Através de uma articulação do Bairro Educador com a Oficina de Linguagem do Setor de Atividades Culturais da Vila Olímpica da Maré os estudantes do 1º e 2º ano receberam JB Henrique, contador de histórias.

A contação mistura histórias e lendas da Maré, além de ícones nordestinos em uma apresentação teatral interativa onde os estudantes interpretam alguns personagens e aprendem músicas educativas que contam histórias e que contém conhecimentos matemáticos.
JB e o pássaro azulão das histórias nordestinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário