A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 6 de junho de 2012

“Circuito Espacial Bangu”

A trilha educativa “Circuito Espacial Bangu”, realizada nos meses de maio e junho, partiu do interesse do professor de Geografia da Escola Municipal Presidente Roosevelt, Roberto Feitosa, da comunidade de Vila Vintém e do BE Realengo/Magalhães Bastos. Após assistir a apresentação da proposta do Bairro Educador, o docente se sentiu motivado em buscar a parceria do BE e pôr em prática uma atividade que despertasse o interesse dos alunos da turma de 9º ano sobre os conhecimentos estudados em sala de aula. 



A trilha, elaborada pelo próprio professor, teve as orientações da Gestora do BE sobre a estrutura a ser utilizada. A primeira atividade realizada no dia 21 de maio, foi a exposição do documentário “História das Capitais Brasileiras”. Os estudantes, a partir deste documentário produziram uma resenha crítica sobre dois assuntos que despertaram seu interesse deles.


No dia 06 de junho, os estudantes percorreram os pontos culturais e comerciais de Bangu, um dos objetivos foi valorizar este bairro que integra a Zona Oeste, criar e estimular valores culturais, resgatar heranças históricas e despertar a reflexão da identidade de moradia nos jovens.



O percurso contemplou os seguintes pontos culturais de Bangu: Praça Guilherme da Silveira, Atlético Clube Bangu, Museu Literário de Bangu, Igreja Santa Cecília e Shopping Bangu.




A trilha incentivou a educação integral, que não se restringe apenas ao espaço escolar. O Bairro Educador estimula e potencializa arranjos educativos locais que não são simplesmente a soma de ações isoladas, mas o resultado de um plano pedagógico integrado do bairro. O Projeto fez a articulação orientada de diferentes atores, recursos e espaços educativos, possibilitando não só o estabelecimento de alianças e canais de comunicação entre as diversas esferas de vida, mas principalmente, investindo no aumento e na diversificação das ofertas educativas disponíveis. 


A iniciativa de levar os estudantes às ruas de Bangu, área periférica da comunidade de Vila Vintém, é possibilitar que eles se aproximem da história do bairro e resgatem simultaneamente sua herança cultural. Muitos deles percorrem os centros comerciais da localidade de Bangu sem saber do processo de construção cultural. Permitir que o estudante vivencie e interaja com o meio faz com que ele comece a construção da sua própria realidade.

“Hoje eu aprendi com mais facilidade. A aula está sendo ao ar livre e aí eu presto bastante atenção, prende mais a gente!”, disse a aluna Dayane Elias.

“Dentro da sala de aula nós ficamos presos e aí fica chata. Hoje ela está mais divertida, nós prestamos mais atenção. Nós gostamos muito do professor, ele é muito legal”, ressaltou com entusiasmo Thaynara Helena.


A terceira atividade realizada foi a apresentação de uma aula realizada pelos estudantes sobre os conhecimentos adquiridos com a diretora Márcia Cagliari e o Professor Roberto Feitosa.

“Foi muito emocionante para mim, não sabia que preparar uma aula fosse tão difícil, mas foi muito legal”, desabafou Thaynara Helena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário