A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Contação de histórias de forma interativa

No dia 18 de junho foi realizada na Escola Municipal Mário de Andrade, BE Morro dos Macacos, uma atividade sobre literatura infantil, em que participaram estudantes dos turnos da manhã e tarde da educação infantil. A mediação coube à professora voluntária Tayane Gomes, parceira do Bairro Educador, que já vem realizando uma parceria desde do mês de março, com atividades semanais na Escola Municipal Noel Rosa. Objetivando a ampliação da parceria, a professora agendou atividades com a Escola Municipal Mário de Andrade nos dias 18/06 e 2/07.


A atividade foi realizada na sala de leitura ''Ziraldo'', espaço inaugurado pela Escola Municipal Mário de Andrade no ano passado, e que se constituiu rapidamente em um espaço que proporciona aos estudantes a construção de um significativo interesse na leitura, devido a qualidade e diversidade do acervo e das atividades desenvolvidas naquele local. Estão disponíveis obras clássicas de autores consagrados na literatura do nosso país, entre eles: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ziraldo, entre outros.


Durante a atividade a voluntária "Tayane Gomes'' apresentou as estórias ''A Verdaderia história de Chapeuzinho Vermelho'' e ''O domador de Monstros'', contos que chamaram a atenção dos estudantes pela quantidade e qualidade de ilustrações animadas e interativas, além da metodologia que Tayane utiliza, gerando curiosidade para os estudantes que participam das atividades, através de questionamentos e interpretação.


Outro aspecto a ser ressaltado é a importância de atender estudantes da educação infantil, pois nesses primeiros passos anos são trabalhados uma série de aspectos lúdicos-educativos que possuem o entendimento de que ''brincando com a fantasia, a criança constrói uma ponte no tempo, revivendo no passado, experimentando no presente e projetando o futuro, transitando entre o mundo inconsciente e a realidade, complementando-os.'' Schawrtz (2004).

O Bairro Educador agradece a todos os envolvidos nessa atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário