A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Grêmio mostra sua cara na Babilônia e Chapéu Mangueira.

No último dia 14/06, os estudantes do Grêmio LOQUITRAN, da Escola Municipal Santa Catarina, BE Santa Teresa, foram convidados a participar de uma série de discussões nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, localizadas no bairro do Leme.  O evento foi desenvolvido por moradores destas comunidades em consonância com diversas instituições públicas, privadas e do terceiro setor e tinham como objetivo integrar a realidade cultural da comunidade aos debates acerca do conceito Desenvolvimento Sustentável. Os estudantes foram conduzidos ao debate pelo professor de Geografia da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro Luciano Hermes e por integrantes do Bairro Educador.

Roda de debate sobre o futuro do planeta


Foram reunidos jovens de diversos lugares, que juntos debateram a possibilidade de um mundo melhor e equilibrado, aprendendo que o desenvolvimento sustentável tem como alicerce principal integrar os âmbitos social, econômico e ambiental, buscando assim uma sociedade mais justa.


Este evento foi organizado pelo ICA – Núcleo de informação, conhecimento e atitude – grupo este formado por jovens estudantes da Escola Britânica e moradores destas comunidades. Anterior ao debate foi elaborada uma pesquisa, que teve como objetivo compreender diversas realidades sociais, ambientais e econômicas. Os resultados obtidos serviram como norteadores das discussões subsequentes. Durante a abertura do debate o diretor do grupo Álvaro Maciel, morador da comunidade, lembrou:“É papel da juventude pautar a agenda política em prol de uma sociedade sustentável. É hora de pensarmos como queremos o futuro”.


Representantes do ICA divulgam resultados da pesquisa realizada com jovens de várias partes do mundo


Ao longo do debate foram discutidas diversas temáticas, tais como: nosso planeta e desenvolvimento sustentável, consumismo, transportes, alimentação, economia verde entre outros. A diversidade cultural também foi percebida nas diferentes visões acerca do tema meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Após o debate foram elaboradas estratégias e ações que podem dar novo rumo ao planeta sendo elaborada uma carta a partir de colocações e visões dos participantes do debate.

 Mestre em Desenvolvimento Sustentável

O Grêmio Estudantil da Escola Municipal Santa Catarina, que tem como foco do seu projeto político pedagógico (PPP) a questão ambiental, marcou presença no evento e uma de suas integrantes foi categórica ao afirmar: “Acho que cada um deve fazer sua parte. Esse tipo de debate é importante pra nossa conscientização.” 



Victória Povoa: Estudante e integrante do Grêmio Estudantil LOQUITRAN



Nenhum comentário:

Postar um comentário