A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 10 de julho de 2012

Bairro Educador promove 2º encontro de educadores comunitários


Na última quarta-feira, 4 de julho, cerca de 200 educadores comunitários e coordenadores pedagógicos de unidades escolares atendidas pelo Bairro Educador (BE), convidados e representantes dos parceiros do Programa Escolas do Amanhã, Programa Saúde nas Escolas e Cientistas do Amanhã estiveram presentes no 2º encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Unesco, organizado pelo BE, no auditório do Clube de Engenharia, no Centro, do Rio de Janeiro. A mesa de abertura foi composta por  André Ramos, gestor do Programa Escolas do Amanhã, Christian Michaud, representante da Unesco e Fabio Muller, diretor executivo do Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) instituição executora do Bairro Educador.



Durante o encontro os educadores comunitários e o corpo docente das unidades escolares puderam trocar experiências entre si, e conhecer melhor o trabalho pedagógico desenvolvido com o Bairro Educador, além de discutir caminhos e perspectivas para o desenvolvimento da educação integral. O encontro serviu para que estes profissionais da educação esclarecessem algumas dúvidas sobre a atuação dos projetos nas unidades escolares.




Algumas ações e atividades que tiveram destaque dentro das escolas e que proporcionaram mudanças no comportamento dos estudantes, gerando um maior aprendizado por parte destes, foram apresentados ao público presente. Experiências como a “Escola de Funk”, reutilização de garrafas plásticas para produção de brinquedos e outros utensílios, projeto sobre sexualidade, importância de buscar parcerias para realização de atividades e planejamento de ações, foram umas das ações apresentadas. Todas as atividades apresentadas, e debatidas, aconteceram a partir da articulação entre o Projeto Político pedagógico (PPP) da unidade escolar, o projeto Bairro Educador, Cientistas do Amanhã, Programa Saúde nas Escolas e parceiros mobilizados pela equipe do BE.



Segundo Márcia Florêncio, coordenadora geral do projeto Bairro Educador, as parcerias conquistadas são essenciais para o resultado positivo do trabalho exercido pela equipe. Ela também ressalta a importância da mobilização da direção, professores, funcionários da escola, responsáveis e principalmente os estudantes, em apoiar as ações pedagógicas desenvolvidas dentro e fora das salas de aula.



Na última parte do encontro foi apresentado pelo BE um modelo de plano de trabalho, como contribuição efetiva para planejamento integrado.


 Valorização do território, leitura, reconhecimento do indivíduo como cidadão, melhoria no comportamento dos estudantes e integração entre responsáveis e escola, fazem parte do plano de trabalho do Bairro Educador, e trará melhores resultados quando todos que estão nas unidades escolares estiverem trabalhando juntos, de forma integrada e coordenada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário