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segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cia Hibrida de teatro realiza espetáculo na Vila Pinheiro - Maré

A Escola Municipal Professor Paulo Freire e o CIEP Minsitro Gustavo Capanema, que integram o Bairro Educador Maré, receberam a CIA Hibrida de teatro que realizou dois espetáculos no dia 02 de Julho de 2012. A atividade atendeu a 650 estudantes nas duas unidades escolares. O espetáculo faz parte do projeto “Arte é o Melhor Remédio” e justifica-se por atender demandas da unidade escolar em trabalhar as temáticas ligadas ao bullying e a violência infantil. A ação contou com a parceria do Projeto Bairro Educador, a Cia Hibrida de Teatro, PSE (Programa Saúde na Escola) e a Comlurb, que promoveu o transporte do grupo teatral.

Cia Hibrida de Teatro: Musica, Dança e Representação na Escola Municipal Paulo Freire

Apresentação CIEP Gustavo Capanema

O Espetáculo teatral é composto por duas peças: “Reino das Modas” e “Paulinho e Paulão”. De Forma lúdica e muito atraente os personagens vão sensibilizando os estudantes e despertando-os para questões de autoestima, autoreconhecimento, autoaceitação e respeito ao outro. Assim, se articulando com projeto da unidade escolar de trabalhar as temáticas relacionadas ao bullying e a violência escolar.

O primeiro conto se chama a “História de Paulinho Paulão”, que narra as dificuldades de Paulo, um garoto que por ser mais alto que os colegas acreditam ter um grave defeito. O segundo conto se chama o “Reino das Modas” que narra a aventura dos moradores para impedir que a vila onde moram seja transformada em um Shopping local, como quer a rainha.

Auditório da unidade escolar repleto de espectadores atentos

A participação das professoras e da técnica responsável pelo PSE contribuiu para a melhor participação dos estudantes durante o espetáculo. A ação esta articulada ao trabalho realizado em sala de aula através de previa sensibilização das crianças para a temática abordada, tornando-se assim o espetáculo em um importante instrumento pedagógico para a realização de uma educação integral e formadora de cidadãos críticos.


Os estudantes puderam observar nos personagens representações e abordagem de temas recorrentes no seu cotidiano. Durante os dias que se seguiram as crianças estavam constantemente solicitando a reapresentação do espetáculo e prestando diversos elogios. Outras agendas para o espetáculo estão sendo trabalhadas e mais estudantes poderão ser alcançados.

Por Leonardo de Oliveira

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