A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Criar, recriar e preservar

Na sexta feira, 13 de julho, o corpo docente da Escola Municipal Monsenhor Rocha, através de uma articulação com o Bairro Educador Penha e o Programa Saúde nas Escola (PSE), promoveu uma festa julina, onde os estudantes prestaram uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, cantor e compositor da música popular brasileira. Além desta homenagem, a unidade escolar realizou a Feira Cultural, na qual os estudantes do 4º e 5º ano expuseram trabalhos e maquetes sobre meio ambiente e sustentabilidade, produzidos pelos mesmos, com o auxílio dos professores.


O evento também contou com a participação dos responsáveis, que além de prestigiarem os trabalhos confeccionados com materiais recicláveis, também participaram da festa julina, onde cada grupo de estudante se apresentou dançando quadrilha e outros ritmos musicais.


O professor Vicente da Silva compôs junto com os estudantes da turma do Programa Acelera, o rap “Acelera pede a Paz”, onde através da letra ressaltaram a importância da paz e união entre eles.

Professor Vicente cantando com os estudantes

“Lixo responsabilidade de todos”, foi a temática trabalhada pelo Bairro Educador junto aos estudantes. O tema faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, onde foi abordada a questão da reciclagem do lixo, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, através da reutilização de materiais para a produção de brinquedos e objetos. A coordenadora pedagógica, Izabel Aparecida, ressaltou que uma das características do Bairro Educador é suprir as necessidades da escola.


“A parceria com o Bairro Educador é excelente, pois além de complementar o nosso trabalho, também trocamos informações, e com isso surgem novas ideias para serem colocadas em prática”.

Maria da Conceição Coutinho da Silva, professora do 4º ano, produziu com os estudantes alguns brinquedos, um deles foi o jogo de damas, onde as tampinhas de garrafas plásticas substituíram as peças da dama. Segundo a professora este é um tipo de jogo educativo, onde os estudantes além de usarem o raciocínio lógico, também aprendem a importância da reciclagem para o planeta.
Professora Maria da Conceição e alunas jogando dama

“Os alunos se interessaram bastante pelo tema sustentabilidade, quando aprenderam que todo o trabalho confeccionado por eles foram feitos com lixo. Eles também se conscientizaram a respeito do tempo que alguns materiais levam para se decompor, como por exemplo, o plástico”.

Os professores reservaram um espaço da escola para montar um bazar, onde foram vendidos sapatos, bolsas, roupas e outros utensílios pessoais. De acordo com os professores o dinheiro arrecadado com o bazar será revertido para a realização da festa do Dia das Crianças, a qual ainda não possui uma data definida.
A dentista do PSE, programa parceiro do Bairro Educador, orientou os estudantes e responsáveis a cuidar da saúde bucal, ensinando-os como escovar os dentes. Além disso, foram distribuídas escovas de dente para cada um deles.

Enfermeira do PSE ensinando os alunos a escovar os dentes

Soliane Gomes, mãe de um estudante do 2º ano, afirmou que o filho levou para casa os conhecimentos sobre reciclagem aprendidos na escola.


“Acho importante que os alunos estudem sobre reciclagem. Eu achei interessante participar do evento e poder também aprender com o meu filho como preservar o planeta e como reciclar o lixo”, disse Soliane.

Jean Oliveira, um dos estudantes que montou a maquete de uma cidade sustentável, explicou a importância deste tipo de trabalho desenvolvido pela escola, junto ao Bairro Educador.
Os estudantes Jean Oliveira e Victória Klayn ajudaram a montar a maquete sobre sustentabilidade

“Antes eu não sabia o que era reciclar, mas agora eu aprendi que a reciclagem pode salvar o planeta. Foi fácil fazer essa maquete, pois a professora e até mesmo minha mãe me ensinaram a importância de reaproveitar o lixo”.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário