A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 18 de julho de 2012

De Acari à Cinelândia

Neste domingo, 15 de julho de 2012, estudantes do CIEP Antônio Candeia Filho tiveram um programa diferente. Eles saíram da estação de Acari, acompanhados da professora e incentivadora Meirecley (turma 1501) e do Gestor de Projetos do BE, Carlos Carvalho, e foram ao Theatro Municipal, no Centro do Rio, para assistir ao evento Concertos da Juventude, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).
Tudo começou na quinta-feira anterior ao passeio, dia 12/07, quando os alunos visitaram as dependências do MetrôRio para conhecerem o Projeto “Estação Alegria”. Além das atividades lúdicas proporcionadas pela visita, houve espaço também para um bate-papo com membros da OSB. Encantados com a conversa, os estudantes foram convidados para assistirem à apresentação da orquestra no domingo seguinte. Eles, é claro, toparam!

Grande estreia: em frente ao Theatro Municipal, alunos do CIEP Candeia posam para a foto e conhecem o teatro que ajudou a construir a história cultural de nossa cidade. 

O passeio foi uma grande novidade, pois além de acessarem uma parte da cidade pouco conhecida, boa parte dos estudantes nunca tinha viajado de metrô. Assistir à OSB tocando foi muito diferente! Desde o ponto de encontro, na estação do Metrô Coelho Neto, até a chegada ao Centro, os alunos iam descobrindo novas coisas com olhares atentos para tudo que viam ao redor da linha do metrô.
Vista privilegiada dos alunos do CIEP Candeia. A OSB no palco do Theatro Municipal: grandiosidade e beleza que impressionaram a todos.

No concerto, antes de executar as músicas, o público era informado pelo Maestro Leandro Carvalho sobre a história do compositor e por qual motivo a música foi feita. Isso consistiu em um diferencial chamando a atenção do grupo que observava e vibrava, de acordo com os movimentos e sons feitos pelos músicos e seus instrumentos.
A professora Meirecley e seus alunos em uma das salas do Theatro

Graças à parceria entre o Bairro Educador, o MetrôRio (que cedeu gratuidade do transporte ao grupo para ir assistir ao Concerto) e a OSB (que cedeu convites cortesias para os estudantes do CIEP Candeia), foi possível proporcionar aos estudantes de Acari um domingo especial para ficar na memória.

Garantindo o acesso a espaços e bens culturais, incentivando os alunos à descoberta de novas possibilidades e estimulando-os a conhecer espaços e realidades diferentes do seu cotidiano, seguimos apostando que, através da educação, não há limites para projetar e sonhar.

Um comentário:

  1. QUIEN SOY?
    OK!
    SOY LAURA OU SANTA OU WORLD OU........
    BEIJINHOS!MARAVILHOSA!
    ENCANTADA!

    ResponderExcluir