A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 15 de julho de 2012

“Era uma vez outra vez”, no BE Bangu

No mês de julho, o BE Bangu em parceria com a contadora de histórias Thaiane Leal, encerrou o primeiro ciclo do projeto “Era uma vez outra vez, mais uma vez” nas unidades escolares: Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, CIEP Olof Palme e CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, onde os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o mundo mágico da contação de histórias.


O projeto "Era uma vez..." consiste em apresentações de sessões intimistas de contação de histórias, na qual cada sessão é apresentada nas escolas, bibliotecas e espaços alternativos destinados ao público infantil. A sessão é composta por quatro histórias que variam de temas e autores, todas ilustradas com fantoches, trilha sonora executada ao vivo, adereços e objetos cênicos.


O espaço para a apresentação foi montado com tecidos e com os próprios bonecos e instrumentos, armando então o espaço cênico e sua cenografia, criando um ambiente lúdico, propondo uma viagem ao mundo da imaginação.


O contador de histórias dedica-se a emprestar seu corpo, sua voz e seus afetos ao texto narrado, tornando-os mais atrativos e intimistas, provocando nos estudantes o encantamento e permitindo que a realidade se torne mais branda.

A contação de histórias é um instrumento para despertar o senso crítico e reflexivo nas crianças, afinal, um mesmo texto pode ser interpretado de diferentes formas. Essa mediação de leitura torna-se ainda mais envolvente quando a criança (ou mesmo o adulto – a contação de história, não é necessariamente desenvolvida apenas para crianças) se identifica com a história pelas suas “experiências” de vida, transportando as crianças para outros mundos e dando vida aos seus sonhos, através da leitura. Além de contribuir pra o desenvolvimento infantil por despertar emoções e valorizar sentimentos a partir da magia e da atração das histórias.


De acordo com a contadora de histórias: “O projeto influencia diretamente no aprendizado da criança, conseguindo o estimulo ao hábito e o prazer da leitura, entendendo a importância da leitura para a construção do conhecimento da criança, pois muitos textos narrados podem ser encontrados em livros. A contação desperta o interesse pela história, pois o faz descobrir como esta pode ser saborosa, favorece o desenvolvimento intelectual da criança, as histórias também são formas de produzirem conhecimento, enriquece o vocabulário da criança, facilitando para que ela tenha liberdade de escrever e contar com suas palavras sua própria história e estimula a comunicação oral, pois depois de ouvir a história a criança pode (re) contá-la.”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário