A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Feira Cultural na Maré discute a importância da valorização do Meio Ambiente

Na quinta feira, dia 28 de junho, o CIEP Ministro Gustavo Capanema realizou em parceria com Bairro educador uma Feira Cultural sobre O Meio Ambiente. Esta Atividade foi a culminância do trabalho realizado por professores, coordenação, direção e bairro educador nos últimos meses na escola.  Foi norteado pelo projeto político pedagógico, da escola, “aTUAção transforma”, que tem por objetivo valorizar o meio ambiente, através de ações do sujeito.
 Mãe e Professora brincando com brinquedo produzido pelos alunos
O planejamento, das atividades, foi divido em três eixos temáticos: reaproveitamento de material reciclável, alimentação sustentável, e lixo e saúde. O objetivo era conscientizar a comunidade escolar e do entorno sobre a importância da preservação do meio ambiente para qualidade de vida dos estudantes, professores, moradores da comunidade. O público alvo foi todos estudantes e pais, e cada turma ficou responsável por um dos eixos. A feira ocorreu nos dois turnos, começando 9h na parte da manhã e 13h na parte da tarde.
 Aluna exibindo cachorrinho produzindo a partir do reaproveitamento de caixa de leite
Os estudantes do 1° e 2° ano expuseram os brinquedos feitos do reaproveitamento de material reciclado. Pais e Mães participaram com seus filhos usando os brinquedos expostos para brincar durante a atividade.  No final da feira os estudantes levaram os brinquedos criados para casa. Esta atividade foi realizada a partir da formação dos professores realizada em parceria com Universidade Aberta da Fiocruz.
Alunas com brinquedos feitos com garrafas PET
Já o 3° ano foi responsável por elaborar receitas com reaproveitamento de alimentos para serem apresentadas e degustadas na feira. Alunos e pais puderam provar bolo e doce feito de casca de laranja, patê de talo de verdura. Panfletos e cartazes traziam as receitas, com valores nutricionais, e também, explicavam a importância de reaproveitar parte dos alimentos que na maioria das vezes é jogado no lixo.

Os alunos do 4° e 5° foram responsáveis pela produção de músicas sobre o lixo para cantarem na feira e na caminhada contra lixo a ser realizada no dia 29 de junho. Entre as diversas músicas compostas pelos alunos, cinco foram gravadas em cd. Essa atividade foi possível pela, intensa, parceria entre os professores de música, professores das turmas e o bairro educador. As cinco músicas compostas pelos alunos foram musicadas no ritmo de samba pelo professor de música. As músicas falavam sobre a importância da reciclagem, da manutenção de um ambiente limpo saudável, chamando a atenção para as ações individuais e coletivas que a sociedade civil pode realizar.
A atividade da feira foi encerrada com a Diretora Carmem, convocando pais e alunos para Caminhada contra o lixo, ao som de uma das músicas compostas pelos alunos: “Vou te dar um papo, se liga meu irmão, eu cato latinha e você cata papelão. (...) Eu vou... vou reciclar. O Ciep Capanema faz a vida melhorar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário