A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Baile da Roça invade Santa Teresa

Nos meses de junho e julho são realizadas as festas típicas do nordeste, que são uma marca da cultura nacional. A Escola Municipal Julia Lopes de Almeida, BE Santa Teresa, não ficou para trás e, no dia 13/07, promoveu o Baile na Roça para estudantes e familiares. Neste dia os estudantes puderam conhecer um pouco mais desta tradição nordestina, além de participar de brincadeiras nas quais ganharam prendas.



Em virtude do centenário de Luiz Gonzaga, as músicas da festa eram no ritmo do Rei do baião, o que proporcionou momentos de muita descontração, como a  apresentação da música “Asa Branca” pelo coral da escola, regido pelo professor Mário Assef. O professor também apresentou com a professora de educação musical, Beatriz Rodriguez, uma quadrilha renascentista, lembrando as influências europeias em nossa cultura.

Para dar o pontapé inicial a festa, as crianças se apresentaram para os pais com danças que valorizavam a cultura nordestina, ao mesmo tempo também criavam entre elas o sentimento de grupo, aproximando as famílias do processo de ensino-aprendizagem. Deve-se lembrar do esforço de toda equipe de professores em preparar as danças e organizar a festa que tinha como intuito trazer os elementos da cultura nacional em um dia festivo.

Apresentação Cultural



Com direito a muita brincadeira e comidas típicas, o Baile na Roça, foi o fechamento das atividades escolares no primeiro semestre. Celebrando o sucesso do Baile, a Coordenadora Pedagógica Fátima Moreira nos disse o significado da festa:

"A Festa Junina representa para a educação o resgate da cultura nordestina. Usos e costumes do sertanejo foram anteriormente trabalhados em sala de aula, bem como a figura de Luiz Gonzaga; Suas composições, utilizadas nas coreografias, pelos cem anos de vida. A reciclagem também foi bastante explorada, pois a ornamentação da festa foi executada com diversos materiais reciclados".

Quadrilha da Escola Julia Lopes de Almeida

Estiveram presentes na comemoração alguns representantes da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) dos Prazeres, comunidade localizada no entorno da escola, e onde vivenciam suas experiências de vida grande parte dos estudantes da escola. Convidados pelo Bairro Educador, os integrantes da UPP se sentiram acolhidos pela Diretora Rosangela Razal e pela Coordenadora Pedagógica Fátima Moreira, que viram com bons olhos a parceria e colaboração mútua entre os projetos sociais desenvolvidos pela UPP e as atividades educativas desenvolvidas no espaço escolar.


Por Eduardo Gryzagoridis e Fátima Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário