A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Palestra sobre Empregabilidade e Cidadania no Bairro Educador Manguinhos

A Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Manguinhos, recebeu palestra sobre empregabilidade e cidadania, no dia 09 de junho de 2012. A atividade, que contou com o apoio da professora de língua Portuguesa, foi promovida com uma turma do 9º ano e uma turma do projeto Acelera. A atividade é resultado da demanda apresentada pela direção da escola em promover a cidadania e ampliar o leque de informações destes estudantes a cerca do tema, aumentando desta forma sua perspectiva de futuro.

Turma 1902 recebendo a palestra sobre empregabilidade e cidadania

A ação contou com a parceria do Projeto Bairro Educador e com CESAM-RJ (Centro Salesiano do Menor) que disponibilizou para a realização da palestra a assistente social Edilma Lúcia C. de Oliveira. Foram abordados com as turmas 1902 e 8802, temas como: vontade de trabalhar, importância do estudo, atenção para a documentação e indicação de locais para obtê-la, dicas sobre comportamento em entrevistas e dinâmicas, vestuário, comunicabilidade. Foi feita, também, uma relação com a temática do bullying no local de trabalho, aproveitando o tema trabalhado pelo Bairro Educador na escola durante todo primeiro semestre.

Foi ressaltado o papel da escola na formação integral de seus estudantes, relacionando conteúdos curriculares com o cotidiano e expectativas sobre o mercado de trabalho e, desta forma, as turmas puderam tratar de assuntos de grande importância para esta etapa da vida destes jovens.

CEASM - RJ em parceria com o Bairro Educador realizandop palestra

Correspondendo ao interesse da escola de discutir empregabilidade e cidadania, a assistente social teve a sensibilidade de mostrar a interação entre conhecimentos curriculares e os futuros processos seletivos pelos quais estes estudantes poderão passar, reforçando a importância do compromisso com a permanência interessada na escola.

Alunos do Projeto Acelera, turma 8802, participam da palestra

Segundo relato da instituição parceira CESAM-RJ já houve contatos com a mesma em busca de informações, e alguns destes contatos foram realizados por adolescentes que não fazem parte da unidade escolar, mas que foram informados pelos estudantes presentes nas palestras. Estes estudantes participarão de mais dois encontros completando a temática. Outras ações como estas estão sendo agendadas para as escolas de segundo segmento dos Bairros Educadores Complexo do Alemão, Maré e Manguinhos.

O Bairro Educador agradece ao CESAM pela parceria e, em especial, à assistente social Edilma pela dedicação em compartilhar seus conhecimentos com os estudantes da rede pública.

Por Leonardo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário