A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Papo de Responsa na Cidade de Deus

No dia 05 de julho, o coordenador do projeto Papo de Responsa, Roberto Chaves, fez a segunda palestra sobre os objetivos das ações do projeto com os estudantes da Escola Municipal Pedro Aleixo, BE Cidade de Deus.


O projeto foi apresentado aos professores no mês de 2012. Já no mês de junho foi realizado o primeiro encontro onde o coordenador do projeto Papo de Responsa conversou com aproximadamente 60 estudantes das turmas de 7º e 8º ano.

O “Papo de Responsa”, projeto realizado pela Polícia Civil com apoio da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro tem uma metodologia, onde apresenta para os estudantes depoimentos de jovens policiais e as dificuldades que alguns tiveram como moradores de comunidade ao conviver com certas situações como drogas, tráfico, etc.



A professora Andreia Silveira observava os olhares atentos de seus estudantes que estavam especialmente envolvidos em ouvir histórias de vida de pessoas que na maioria das vezes eles têm receio de se aproximar e do qual já tem todo o preconceito de sua atuação como profissional. Também foi um momento de reflexão para tantos que estão numa comunidade que já foi muito mal vista, mas que hoje tenta se reconstruir educando seus jovens para ter uma consciência crítica sabendo discernir o certo do errado e seguir o caminho que vai transformar a sua vida.


Ao final do encontro, ficaram cinco jovens que pediram para conversar com o coordenador Beto. Esses jovens foram os que mais participaram durante o encontro.
 As escolas estão valorizando a parceria e o projeto Papo de Responsa está com a agenda cheia, atendendo diversos estudantes, de setores públicos e privados por todo o município do Rio de Janeiro.


Por Leandro Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário