A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Uma grande vitória

Após cinco anos funcionando em outro espaço, a equipe da Escola Municipal Austragésilo de Athayde¹ e a comunidade do “Pantanal” inauguraram as novas instalações da escola, no evento que ocorreu na última quinta-feira, dia 05 de julho.
A Cerimônia contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, da secretária municipal de educação, Claudia Costin, do Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Jorge Felippe, entre outros.

Prefeito Eduardo Paes e estudantes da unidade escolar

Claudia Costin, Secretaria Municipal de Educação 

Para Marcia Miranda, moradora da comunidade e mãe de dois ex-alunos da escola, a inauguração do espaço é um ganho para a comunidade. “Aqui era um antigo terreno da prefeitura que estava abandonado. Em 2006 consegui reunir alguns moradores da região e procuramos a diretora da escola sugerindo que a escola fossa construída aqui. A diretora gostou, mas disse que isso não cabia somente a ela. Depois procuramos a Câmara dos Vereadores e conseguimos o apoio necessário. E hoje, ver esta escola sendo inaugurada representa uma grande vitória”, disse.

O prédio possui três andares, com sete salas de Ensino Fundamental e duas de Educação Infantil, sala de artes, sala de informática, auditório, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiário e estacionamento.

Para Eduardo Paes o dia de hoje será um marco na vida dos estudantes da comunidade. “Essas crianças, a partir de hoje, terão orgulho em estudar. Recuperarão a autoestima. Saberão que o local de estudo agora é um local seguro, limpo e, com isso, irão vir felizes para a escola. Com isso, poderão ter uma melhor perspectiva de futuro”, afirmou o prefeito.


Gerente do Programa Escolas do Amanhã (André Ramos), equipe do BE e jornalista Laura Sandroni (filha de Austragésilo de Athayde)   

Opinião compartilhada pela Coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Sônia de Araújo Marques. “Depois de seis anos, esses estudantes vieram para um prédio novo, com salas de artes, informática. E isso será marcante para essas crianças da comunidade. A autoestima dessas crianças irá aumentar, eles terão orgulho em estudar numa escola que foi construída para os moradores desta região”, disse.

Ainda segundo Sônia, a escola que atualmente atende até o 5° ano passará a ter uma turma do 6° ano, em 2013. “Uma demanda da secretária de educação, Claudia Costin, é que seja criada uma turma do 6° ano em 2013, para que os estudantes que atualmente estão no 5° ano possam aproveitar a escola no seu novo espaço mais um ano”, finalizou.

¹Nascido na antiga Rua da Frente (atual Rua Quinze de Novembro) em Caruaru, Pernambuco, filho do desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde e de Constância Adelaide Austregésilo, e bisneto do tribuno e jornalista Antônio Vicente do Nascimento Feitosa.Durante parte de sua vida, Austregésilo de Athayde sonhou em ser padre. Com 12 anos, ingressou no seminário e cursou até o terceiro ano de teologia. Depois que percebeu que realmente não tinha vocação para comandar uma igreja, passou a trabalhar como professor, além de colaborar com o jornalismo, antes de se transferir para o Rio de Janeiro, durante a 1ª Guerra Mundial, em 1918.Trinta anos mais tarde, o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter encaminhou uma carta a Austregésilo de Athayde elogiando a sua participação na Assembléia da ONU. Como presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde construiu o prédio do Centro Cultural do Brasil e autorizou a criação do Banco de Dados e do Centro de Memória da ABL.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/austregesilo-de-athayde.jhtm

Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário