A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aula-passeio contribui para apropriação do currículo de ciências


No dia 16 de agosto as turmas 1101 e 1303 da Escola Municipal Mário da Veiga Cabral, BE Bispo, fizeram uma aula-passeio na Ecobé (empresa de projetos pedagógicos de ciências, parceira do Bairro Educador desde março de 2011. Foi feita uma sensibilização com os estudantes para que eles entendessem a atividade como uma aula de Ciências fora da escola, criando assim, um diálogo com a proposta de Célestin Freinet, sobre as aulas-passeio. 




Os estudantes percorreram o caminho da vida, vendo toda a evolução dos animais, desde a época em que só viviam na água e até o momento em que foram buscar alimento na terra. Aprenderam a diferença entre artrópodes e anelídeos e desmistificaram algumas crenças sobre o sapo Cururu, como por exemplo, onde se encontra o veneno dele.

Através de uma lupa, foi possível observar os animais que vivem no solo, como a minhoca, e assim, entender um pouco mais a importância dos mesmos para o meio ambiente. Os estudantes viram o jacaré, e aprenderam um pouco sobre alimentação dele e sobre sua relação com o ambiente. Viram também os porquinhos da índia e a chinchila.



Depois que todo o circuito dos seres vivos foi visto, os estudantes lancharam e se dividiram, o 3º ano finalizou a confecção da horta suspensa, que havia se iniciado na escola, com a parceria da professora de Artes, do Agente Educador e da Coordenadora Pedagógica, e o 1º ano ficou no pátio alimentando os animais.

Outro parceiro que possibilitou a aula-passeio foi o Rio Ônibus, que disponibilizou o transporte, através de uma parceria direta com a escola. Os estudantes e as professoras voltaram para a escola satisfeitos com o que aprenderam.


O Bairro Educador acredita que a participação dos estudantes nessa atividade proporcionou uma nova experiência de aprendizado, ajudou a criar um olhar diferenciado por parte dos estudantes e dos professores, gerando assim apropriação do currículo de uma forma mais lúdica e prazerosa.

Por Sarah Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário