A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aula passeio no RioZoo

Estudantes da turma 1403 da Escola Municipal Mário de Andrade, integrante no BE Morro dos Macacos, participaram de uma aula-passeio, no último dia 10, no Zoológico do Rio de Janeiro (RIOZOO), que fica localizado no Parque da Quinta da Boa Vista.


Essa atividade se concretizou devido à integração entre o Projeto Bairro Educador, Direção/Coordenação da unidade escolar e a Professora da turma 1403 Cristina Sabba, que foram atores fundamentais para a realização da articulação em prol da obtenção do passeio e seus desdobramentos, o que inclui: o agendamento de dia e horário com a Presidência do RIOZOO, aluguel do transporte com a TRANSLIPPE, obtenção do kit lanche e do material literário complementar (SESINHO/FIRJAN).


Os estudantes puderam conhecer o espaço do Zoológico do Rio de Janeiro, além de ver os variados espécimes presentes naquele local. A atividade contou com a mediação da professora Cristina, que apresentou diferenças da descrição, características e alimentação de cada animal. Durante a atividade, também foi possível esclarecer algumas dúvidas que estudantes tiveram, que surgiam a partir da vivência dos mesmos naquela ambiência, ressaltando a necessidade do conhecimento prático daquilo em que é acumulado durante as aulas.


Os alunos se surpreenderam com os diversos animais ali presentes, O contato com diversas figuras diferenciadas e a oportunidade de transitar pela cidade do Rio de Janeiro, indo além da comunidade e do bairro no qual residem contribuem para uma visão mais ampla do mundo por parte das crianças. Dessa forma possibilitando que os mesmos possam ser atores sociais percebendo e atuando ativamente dentro da sua realidade.



No intervalo dessa atividade os estudantes foram contemplados com um kit-lanche. Após o lanche, conheceram o material literário que dialogava com o aprendizado obtido naquele dia, através da revistinha SESINHO/FIRJAN, que tinha o tema: ''NÃO MALTRATE O ANIMAL’’, material que serviu de complemento para aquilo que anteriormente foi observado no RIOZOO e uma boa oportunidade de continuação em sala de aula daquilo construído fora dela.


Por Raphael Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário