A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BE Caju Trilha das Profissões

Na quinta-feira, dia 09 de agosto, aconteceu na Escola Municipal Professor Walter Carlos M. Fraenkel, integrante do Bairro Educador Caju, o 4º Encontro da Trilha das Profissões, com a turma Acelera. O foco do trabalho é ampliar os horizontes dos estudantes, para que eles deem continuidade aos estudos e invistam no futuro.  Além da Feira das Profissões, o processo de construção e troca de saberes entre o Bairro Educador, e a comunidade escolar também faz parte de uma das principais mensagens transmitidas pela trilha.
No 4º encontro da trilha, os recursos pedagógicos utilizados para provocar o debate entre os estudantes foram o filme “Escritores da Liberdade”¹ e a música “A vida é um desafio”². A fim de incentivar os demais estudantes a exercitar a retórica e expressarem suas opiniões, os mesmos elaboraram um roteiro e o reescreveram no quadro. Gabriela Vicente, estudantes da turma Acelera 3ª, chegou a comentar o interesse em atividades educativas que trouxessem momentos de reflexão e investimento. Além disso, ela também pontuou a importância de ter um professor ou pessoa do convívio familiar estimulando o investimento nos estudos, da mesma forma que a professora do filme “Erin” auxiliou seus alunos.


Em todas as etapas, que antecedem a Feira das Profissões, os estudantes criam momentos de reflexão e de expor os anseios profissionais e lazer. Toda semana o incentivo aos estudos é renovado e dessa forma, esperamos que a evasão escolar não faça mais parte da realidade dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário