A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dias de Cinema

No mês de agosto o Projeto Bairro Educador Pavuna, por meio da parceria com a Rede Kinoplex e a voluntária Kátia Mattos, possibilitou a ida de grupos de estudantes e alguns responsáveis ao Shopping Nova América para assistirem aos filmes “31 Minutos” e “Outback – Uma Galera Animal”.

No dia 16 de agosto um grupo de 100 pessoas entre responsáveis, estudantes, diretores e professores de unidades escolares integrantes do BE Pavuna, assistiram ao filme “31 minutos”. Para muitos era a primeira vez que iam ao cinema e a alegria e a expectativa eram notórias. Uma mãe voluntária acompanhou em grupo de 30 pessoas que representavam a Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, onde um dos estudantes que a acompanhava comentou: “Nossa... que maneiro, nunca tinha vindo nesse lugar lindo e chique ... Hoje eu tô muito feliz”. Também estiveram presentes os estudantes das Escolas Municipais Andrea Fontes Peixoto e Escultor Leão Velloso.  O Filme “31 Minutos” é uma aventura sobre a importância da amizade e o valor da liberdade.


Na semana seguinte os estudantes da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto e Escola Municipal Zilda Nunes da Costa assistiram ao filme “Outback – Uma Galera Animal”. Cada unidade escolar contava com os professores e funcionários dando o devido suporte na atividade.


Para muitos alunos a única oportunidade de participar de uma atividade cultural, que não é realizada dentro de sua comunidade é através da escola. Por isso, o Bairro Educador agradece aos parceiros que possibilitaram essas atividades: MetrôRio, Cinemas Kinoplex e a voluntária Kátia Mattos. Também é necessário destacar que cada vez mais as atividades vêm contando com o apoio de mães voluntárias que dão todo o apoio necessário. 


Muitos foram os relatos dos estudantes sobre a emoção por eles vivenciadas naquele momento, no entanto, destacamos uma poesia escrita pelo Professor Antônio Luiz Miranda (mais conhecido como Toninho), da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, ao assistir ao filme Outback – Uma Galera Animal:

Um Coala no Caminho

Quase perdi a fala
Quando vi que o coala
Tinha um poder que não sabia

Era maior que o mundo,
Mas só durava um segundo
E o coala, então... desistia.

De ser bem maior do que era.
Ele alimentava a quimera
Movido a doses de amor.

O coala também era eu.
Quando ganhou, quando perdeu,
Sentiu medo e sentiu dor.

Na tela dessa aventura
Eu redescobri a bravura
Que imaginava já perdida.

Foi na coragem exposta em 3D
Que eu vi o coala em você
E assim fui celebrar a vida.

Por Déborah Sobrino 


Nenhum comentário:

Postar um comentário