A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Futuros jornalistas

Na última quinta feira, 16 de agosto, a jornalista da equipe de comunicação do Bairro Educador (BE), Ana Paula Santana, realizou o workshop: “Como montar um jornal”, com os estudantes do 4º, 5º e 6º ano da Escola Municipal Olímpia do Couto, unidade escolar integrante do BE Irajá.

Alunos aprendendo os jargões usados entre os jornalistas

Os estudantes manifestaram a ideia de fazer um jornal escolar utilizando como tema o meio ambiente, mas a direção da escola aproveitou essa iniciativa e decidiu junto com os estudantes, criar um jornal voltado para a comunidade escolar. Um veículo de comunicação que irá abordar uma variedade de temas vinculados à escola.

Estudantes debatendo o que aprenderam no workshop

A gestora explicou para os estudantes como montar uma matéria jornalística de forma que ela fique objetiva e concisa, técnicas de abordagem para fazer uma entrevista e alguns fundamentos e elementos básicos que compõem o jornalismo. Além disso, foram citados exemplos de jornalistas que têm destaque nas mídias em geral.



Os estudantes fizeram um exercício, onde identificaram os elementos e principais aspectos presentes nos jornais, como por exemplo: as charges e as mensagens transmitidas por cada uma delas, título, subtítulo, olho (fala do entrevistado que se encontra em destaque nos jornais) e outros componentes que constituem os jornais.

Estudantes fazendo exercícios com exemplares de jornais

O workshop, além de auxiliar os estudantes a montarem um jornal escolar, também esclareceu para eles como é o dia a dia de trabalho dos jornalistas, e a rotina destes dentro da redação de um jornal. 

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário