A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Peça teatral retrata realidade dos autistas

No dia 13 de agosto, os estudantes da Escola Municipal Santa Catarina, unidade escolar integrante do BE Santa Teresa, assistiram o espetáculo “Cachorro Morto”, da Companhia Hiato. A peça foi realizada no Teatro Escola SESC, parceiro do Bairro Educador e estiveram presentes estudantes do 9º ano e Projeto Acelera, além de duas professoras e a diretora da unidade escolar. A peça teatral serviu como uma oportunidade de ampliar o capital cultural dos estudantes e fez com que eles conhecessem como é a rotina em uma escola de Ensino Médio que pode ser considerada de excelência.


Antes do início do espetáculo, os estudantes puderam trocar experiências e tiveram um estímulo ao conhecimento e à leitura no “Canto Poético”, espaço do teatro, que oferece um acervo de livros, poesias, citações e música. 


A peça contou a história de um menino portador da síndrome de asperger¹, síndrome espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A trama se desenrolava em torno do assassinato do cachorro da vizinha do personagem. Para o ator da peça, o autista não se isola do mundo ele apenas não consegue lidar com a infinitude de informações que nos é passada a todo momento. 


Os portadores desta síndrome podem desenvolver grande interesse por determinadas coisas e têm estremo fascínio pelos números podendo ser grandes matemáticos e desenvolver teorias muito importantes. Além disso eles têm dificuldade em expressar sentimentos. Quais serão então os nossos autismos? Essa foi a pergunta levantada pelos atores durante bate-papo após a peça. 

Para criar esta peça os atores pesquisaram bastante sobre o comportamento dos autistas, frequentando entidades ligadas ao tratamento e acompanhamento dos portadores do Asperger, conversando com eles e conhecendo suas famílias. A peça, apesar de um drama, ao retratar questões tão delicadas, possui humor e acontece em ritmo acelerado buscando sempre estar em sintonia com a mente do portador do Asperger.

A atividade foi uma grande oportunidade educativa e os estudantes ampliaram seus conhecimentos, através das experiências retratadas no espetáculo.

¹ síndrome de asperger é um transtorno global do desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo.

Por Eduardo Gryzagoridi 



Nenhum comentário:

Postar um comentário