A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pequenos poetas brincam de poesia

            Na última sexta-feira, 10 de agosto, os estudantes da Escola Municipal Machado de Assis, BE Santa Teresa, realizaram a primeira “Brincadeira de Poesia” com o parceiro do Bairro Educador, e poeta, Ricardo Ruiz. Essa atividade tem o intuito de estimular a escrita dos alunos facilitando a expressão de suas ideias e sentimentos através da arte de escrever. Esses encontros serão mensais e ao final do ano espera-se ter contribuído para a formação intelectual dos mesmos.


             O primeiro poema trabalhado foi “A casa” de Vinicius de Moraes. No primeiro momento os estudantes formaram uma roda que segundo o poeta significava a vida. Sem a presença de cada um deles a roda deixaria de viver e um deveria ajudar o outro para a roda continuar no caminho certo. Uma atividade desenvolvida pelo poeta pedia para todos mudarem de lugar, e depois precisavam da ajuda uns dos outros para que a roda voltasse a estar como antes. Foi uma boa reflexão para os estudantes.




Após a leitura em grupo os alunos foram incentivados a escrever o que sentiam e produzir poesia a partir da reflexão do poema estudado. Após alguns minutos já se viam os frutos deste trabalho. Abaixo um poema feito por um doa alunos:

“Quando uma flor se abrir o sol irá se iludir, o amor nascerá, que nós dois será.”


A próxima ''brincadeira de poesia'' está marcada para o próximo dia 14 de setembro. Será mais uma oportunidade dos estudantes terem contato com novas poesias, interpretá-las e produzir textos com os sentimentos gerados após a discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário