A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reunião de responsáveis da Escola Municipal Estados Unidos



No Sábado, dia 04 de agosto de 2012, a Escola Municipal Estados Unidos, BE Santo Cristo, reuniu em seu pátio os responsáveis de quase 1200 estudantes para prestar esclarecimento sobre às atividades desenvolvidas, direitos e deveres dos estudantes, relação escola x responsáveis, apresentação dos
parceiros que atuam naquela unidade escolar e assinatura do boletim.


A reunião começou com uma breve fala da diretora explicando os propósitos do encontro e o cronograma do mesmo. Dando prosseguimento a reunião, o técnico do Programa Saúde na Escola – (PSE) esclareceu aos responsáveis à atividade desenvolvida dentro do Núcleo de Educação em Saúde – NES - e fez questão de dizer que as ações promovidas pelo NES, se restringem a orientações gerais no campo da saúde, primeiros atendimentos e encaminhamento dos estudantes aos Postos de Saúde Marco Lino Candal, Ernane Agrícola ou Clínica da Família Sérgio Vieira de Melo.          
           
Foi dito aos responsáveis a importância do acompanhamento dos familiares aos estudantes quando da visita às Clínicas da Família do entorno dos bairros São Carlos e Catumbi, evitando assim, agravantes e casos recorrentes. Foi informado que, em alguns casos específicos, a escola conta com a ajuda da psicóloga Renata Geoffroy e da assistente social Dinorah Gama do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas do Rio de Janeiro, PROINAPE.
      
Na sequência das apresentações o gestor de projetos do Bairro Educador, Hugo de Oliveira, falou sobre o projeto e a forma de atuação, que estão sendo desenvolvidas com os estudantes e parceiros.

A finalização ficou por conta da direção, que apresentou um documentário sobre Escolas Públicas com os seguintes temas: “resolução de conflitos domiciliar” e “como participar de forma efetiva nas reuniões dos responsáveis”. Em seguida, houve o direcionamento dos pais para a assinatura dos boletins e conversa com os professores sobre desenvolvimento e o aproveitamento de cada estudante dentro de sala de aula.

O pensamento de trabalhar em conjunto com a família valoriza os potencias dos estudantes e os desenvolve de forma integralizada. Os familiares responderam com contentamento as propostas oferecidas, o que proporcionou uma maior aproximação destes como a comunidade escolar, uma vez que, passaram a estar a par do Programa Escolas do Amanhã, de seus projetos e de suas atuações.

Por Hugo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário