A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um Ano de Bairro Educador na 1ª CRE

Na última terça-feira, dia 21 de agosto, o Bairro Educador realizou uma reunião de avaliação com a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (1ª CRE). Esta reunião foi realizada para avaliar um ano de atuação do projeto nas Escolas do Amanhã, e em outras escolas que o BE atua, mas que não fazem parte do programa Escolas do Amanhã.


A ideia da reunião de avaliação partiu da gestora de núcleo do BE que acompanha a 1ª CRE, Kalina Lígia Honório e foi aceita pelo assessor da CRE, José Andrade, que acompanha o trabalho do BE. As diretoras e os demais profissionais das escolas que recebem o projeto e acompanham as ações do BE, foram convidados para participar da reunião de avaliação.

A reunião contou com uma dinâmica introdutória e reflexiva sobre a educação, foi exibido um vídeo das atividades já realizadas neste um ano de trabalho pelos diversos Bairros Educadores situados na região do Centro e uma avaliação informal por parte das unidades escolares.



A dinâmica lançada priorizou o letramento, um dos principais pontos do trabalho desenvolvido pelo BE. Durante a dinâmica todos os integrantes da reunião receberam um cartão com uma palavra onde eles tiveram que formar frases com as mesmas. Os cartões tinham duas cores diferentes para facilitar a aproximação das pessoas que pegassem a mesma cor, e a partir daí, a formulação da frase.


Uma vez formadas as frases, foi proposta uma reflexão coletiva sobre estas. A participação foi geral e todas as diretoras e coordenadoras pedagógicas contribuíram com sua visão sobre a educação. Outro ponto que merece destaque, é que as frases selecionadas para a dinâmica não eram de pensadores, professores e pesquisadores da educação e sim de pessoas que em algum momento refletiram sobre o panorama educacional ou sobre a importância desta  para a vida como um todo.


Durante a exibição do vídeo os participantes tiveram um momento para recordar algumas das ações que aconteceram. As ações e atividades foram agrupadas dentro da perspectiva dos elementos constituintes do BE, desta forma, cada realização apresentada, estava ligada a uma perspectiva de nossa atuação.

Após a apresentação do vídeo, foi realizada a avaliação por parte das escolas. Foi pedido que as unidades escolares que constituem o BE se reunissem em grupos. Os Gestores de Projetos trabalharam, em um sistema de rodízio para trocar experiências sobre cada BE, através de um sistema de avaliação.


As avaliações depois foram compartilhadas com todos os presentes. Em especial destacamos a fala da diretora da Escola Municipal José Moreira da Silva, Lana Cristina Pasquarelli, ao frisar que o Gestor do BE é “uma pessoa a mais para se contar no movimento diário da escola, integrando-a em todos os momentos”. 

O momento final de agradecimentos foi conduzido pela gestora de núcleo Kalina Honório, que aproveitou para informar que o vídeo e alguns instrumentos de trabalho para este segundo semestre seriam disponibilizados posteriormente, via e-mail.

O BE agredece à 1ª CRE, às direções e às coordenações pedagógicas das unidades escolares pela participação na reunião de avaliação e pelo carinho, sempre presente, a toda a equipe do Bairro Educador.

Por Kalina Honório e Priscilla Babo



Nenhum comentário:

Postar um comentário