A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vivenciando arte de forma concreta

Na quarta feira, dia 29 de agosto, os estudantes do 3o ano da Escola Municipal Guararapes Cândido, unidade escolar integrante do BE Santa Teresa, visitaram o Museu Internacional de Arte Naif, localizado no Bairro do Cosme Velho, por meio de uma parceria entre o Bairro Educador e o Museu. A equipe socioeducativa do museu ofereceu aos estudantes um livro que possibilita ao visitante aprofundar seu conhecimento acerca deste tipo de arte.



Arte Naif é uma forma de expressão artística que se aproxima da realidade da criança. Os artistas não possuem necessariamente uma formação acadêmica ou intelectual, mas possuem sim uma propensão natural para a produção artística. Esta é uma arte considerada popular, onde grande parte dos pintores retratam cenas do seu cotidiano, valorizando assim a cultura e história local.


Os estudantes também tiveram a oportunidade de se apropriar dos bens culturais que a cidade oferece, através de uma parceria estabelecida entre o Bairro Educador e a  cooperativa de vans do Cosme Velho, que vem realizando o transporte dos estudantes para diversas atividades. O motorista que guiou os estudantes é morador antigo da comunidade dos Guararapes. Ele contou que são mais de 30 anos vivenciando experiências neste lugar. Para o motorista, é um prazer colaborar com a escola e proporcionar momentos de alegria e aprendizado aos estudantes.


Diversas obras presentes no espaço do museu retratam questões ambientais e históricas tanto da cidade do Rio de Janeiro como do Brasil. Essa temática é bastante explorada na Escola Municipal Guararapes Cândido, pois o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola está pautado na questão ambiental. Após a visita, os estudantes fizeram uma roda de conversa, onde partilharam suas experiências e vivências. 

Por Eduardo Gryzagoridis

Nenhum comentário:

Postar um comentário