A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Feira de Ciências Movimenta Escola Canadá



A Escola Municipal Canadá, integrante do Bairro Educador São Carlos promoveu a Feira de Ciências no dia 3 de setembro. A atividade foi fruto de uma parceria entre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Bairro Educador.

Com atividades lúdicas, a equipe móvel do PSE promoveu ações práticas de ciências que objetivaram proteção à saúde. Dentre todas as atividades era possível escolher participar do jogo Cara-a-Cara, que continha os rostos dos funcionários, alunos e equipe da organização, do jogo da Memória, (com tema higiene), escovação demonstrativa, com prótese dentária ou do jogo da Sexualidade, com tabuleiro, pinos e cartas.

Duas salas receberam as exposições sobre alimentação, dengue, higiene, ervas medicinais, bactérias, álcool, bullying, cigarro. As apresentações dos temas ficaram por conta dos estudantes que ilustraram os seus trabalhos com cartazes informativos, produzidos em sala de aula com apoio das professoras. Ainda era possível observar alguns bonecos com características de pessoas que sofrem bullying e os palhacinhos Pull&Mão que brincavam e instruíam os participantes alertando sobre os malefícios e consequências do uso do cigarro, distribuindo  adesivos anti fumo aos participantes.

O evento ainda contou com a competição de “guia cego” onde um aluno guiava o outro pela quadra da escola com os olhos vendados até o encontro de um dos professores, causando comoção geral na escola que gritava os nomes dos participantes sem parar.

A iniciativa do evento partiu do parceiro Paulo Rosa (PSE) que já tinha o anseio de realizar a feira desde o ano passadol e contou com a ajuda do Bairro Educador. “Foi o máximo ver todos os alunos participando das atividades, ver a escola se movendo e participando. Unimos as forças para um só propósito, a saúde dos educandos por meio de ferramentas educacionais”.

“A parceria entre PSE e Bairro Educador foi fundamental para que essa ideia saísse do papel. Foi uma realização profissional e pessoal, estou feliz com o resultado obtido.”

No fim da atividade houve uma competição do passinho e todos os alunos ficaram ansiosos para saber qual seria o grupo vencedor, que levaria um troféu e uma medalha para a sala. E o grupo do cigarro, saiu-se vencedor.

Ao ser questionada a respeito da realização da feira a diretora Maria Cecília Lapoente disse que ficou muito satisfeita pela participação e envolvimento de todos da escola, o que garantiu o sucesso desta primeira edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário