A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Oficina de cordel com o PEJA

O BE Maré promoveu uma oficina sobre literatura de cordel nos dias 20 e 25 de setembro para duas turmas do PEJA (Programa de Educação para Jovens e Adultos)  do CIEP Ministro Gustavo Capanema. A proposta desta atividade é apoiar o desenvolvimento do tema pedagógico do PEJA para o 3º bimestre, que é sobre a cultura nordestina.


A oficina foi elogiada pelos estudantes que logo se identificaram com a prática e as histórias de cordel. Um estudante relatou que seu primo lia cordel na feira de sua cidade natal no nordeste. Em outra turma, uma estudante já dominava a poesia de cordel e havia escrito várias, inclusive sobre a própria turma.

Durante a atividade os estudantes conheceram uma técnica de rima para construção do cordel e aprenderam como criar gravuras em isopor, técnica que se assemelha a xilogravura, comum nos tradicionais cordéis. Cada estudante montou seu próprio cordel com as histórias e ilustrações de sua escolha, usando a criatividade.


A atividade foi uma forma de trabalhar a escrita, na alfabetização e letramento da turma de uma forma significativa, valorizando a origem dos estudantes.

Por Márcio Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário