A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 20 de outubro de 2012

A escola como lócus privilegiado de acesso a educação e a informação



A reunião de responsáveis realizada bimestralmente aos sábados em toda rede municipal de educação do Rio de Janeiro é um momento oportuno para que os pais possam acompanhar a vida escolar dos filhos, tendo em vista que a grande maioria trabalha durante a semana. A reunião trata de assuntos específicos de cada comunidade escolar como calendário de provas, entrega de boletins, intercorrências, eventos. Além disso ela configura um critério para os alunos beneficiários dos programas de transferência de renda como Bolsa Família (Federal) e o Cartão Família Carioca (Municipal).


“Divulgação da Reunião de Responsáveis nas Unidades Escolares”


No Bairro Educador de Anchieta, foram realizadas ações na Escola Municipal Mario Piragibe e na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, no sábado do dia 20/10/12.

”Atendimento para isenção de documentos na E.M. Piragibe Mario”

A Escola Municipal Mario Piragibe, na qual o Bairro Educador desenvolveu ao longo do segundo semestre a Trilha Educativa da Cidadania, recebeu a Ação Social de isenção para emissão de 2ª via de documentos. Em parceria com a Fundação Leão XIII, foram distribuídas 50 senhas equivalente a gratuidade dos documentos de certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, registro geral, multa eleitoral, entre outros.

 

“Assessoria jurídica aos responsáveis na E.M. Lúcio de Mendonça”

Já os responsáveis presentes na Escola Municipal Lúcio de Mendonça receberam orientação jurídica gratuita, onde os principais temas abordados foram o reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e guarda. A ação foi realizada em parceria com a Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da 31ª OAB/ Bangu, representada pelas advogadas Dalia Tayguara (presidente) e Verônica Esteves (vice-presidente) que atenderam cerca de 30 responsáveis.


 Fernanda Aguiar (GP Anchieta), Dália Tayguara (Advogada CMDCA), Délbria Silva (Diretora da UE),
Verônica Esteves (Advogada CMDCA), Janaina (Mãe do CEC)”.


O Bairro Educador ratifica a importância da participação dos responsáveis nas reuniões e agradece aos parceiros Fundação Leão XIII que além da Ação do dia 20/10/12 na Escola Municipal Mario Piragibe, também realizou ação no dia 28/11/12 na Escola Municipal Hildegardo de Noronha e realizará ação na próxima reunião de responsáveis no sábado dia 15/12/12 na Escola Municipal Lúcio de Mendonça. O BE Anchieta agradece também a Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da 31ª OAB/ Bangu pela contribuição na Escola Municipal Lúcio de Mendonça com atividades tratando do tema Bullying com os alunos e com para orientações aos pais.
Por: Fernanda Aguiar


Nenhum comentário:

Postar um comentário