A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Alunos se apropriam do espaço universitário


Nos dias 03 e 04 de outubro, as Escolas Municipais Guararapes Cândido e Santa Catarina, ambas integrantes do BE Santa Teresa, tiveram a oportunidade de levar grupos de estudantes para conhecerem alguns trabalhos e projetos apresentados na mostra UERJ Sem Muros, localizada no campus Maracanã. Os estudantes, durante a mostra, puderam vivenciar na prática alguns dos projetos e ações desenvolvidos no ambiente acadêmico, ampliando seus conhecimentos prévios e construindo novos saberes a partir das experiências vividas durante a atividade. A atividade foi articulada pelo Bairro Educador em parceria com o Departamento de Extensão da UERJ, possibilitando desta forma que os estudantes do BE Santa Teresa tenham acesso às atividades propostas pela Universidade.


Durante a mostra oferecida pela universidade, os estudantes conheceram o “Espaço Ciência” onde foram realizados experimentos envolvendo algumas disciplinas da área de educação como: matemática, física, oceanografia, biologia, arqueologia e meio ambiente. Através de atividades práticas os estudantes conheceram mais sobre cada um dos departamentos e profissões que futuramente eles poderão seguir. Eles exploraram diversos espaços buscando compreender como determinados fenômenos ocorrem e entender o funcionamento dos experimentos.


Outra atividade oferecida pela mostra UERJ Sem Muros foi a “Feira de Serviços”. Nesta parte da atividade, os estudantes participaram de encenações teatrais que trataram de temas relacionados à saúde como a importância da doação de sangue, o cuidado com a higiene pessoal entre outros trabalhos lúdicos que visavam esclarecer aos visitantes a importância do cuidado com a própria saúde e também com a saúde do próximo. Foram oferecidos diversos serviços como: vacinação, tipagem sanguínea, teste de glicemia, IMC, saúde bucal, atenção à saúde da criança nas creches, aleitamento materno, fisioterapia, saúde da mulher, prevenção à hanseníase etc. Além disso,  foi oferecida para o público visitante uma vacina que não tinha agulha e era aplicada pelo próprio paciente. “Vacina diferente essa não é?”, foi o nome dado a campanha de vacinação que visava mostrar a importância  da não-violência, que fazia a proposta de cada indivíduo optar por atitudes que cultivem a paz e o amor entre os pares. Alguns estudantes ao ganhar a carteirinha de vacinação neste estande entraram na fila mais de uma vez para “receber” a injeção de amor.


Os estudantes da Escola Municipal Guararapes Cândido ao final da atividade agradeceram ao representante da UERJ que os acompanhou em toda atividade e afirmaram o desejo de participar mais uma vez deste dia de muita convivência, conhecimento e troca de experiências.


Na Escola Municipal Santa Catarina esta atividade - UERJ Sem Muros - foi o pontapé inicial da oficina “As Vantagens de Permanecer na Escola” que será desenvolvida ainda no mês de outubro com a turma do Projeto Acelera. Essa oficina foi articulada pela parceria estabelecida entre o Projeto Bairro Educador e a ONG Junior Achieviment - Rio de Janeiro, e contou com a colaboração e apoio das professoras da unidade escolar.

Os estudantes após conhecerem as atividades oferecidas pela UERJ foram convidados a escrever uma redação com o título “O que eu quero ser daqui a dez anos”. Todas essas atividades estão sendo articuladas e planejadas de forma conjunta entre o Bairro Educador e Unidade Escolar (Direção, Coodenação Pedagógica e Professoras). 

Por Eduardo Bertoche


Nenhum comentário:

Postar um comentário