A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aprendendo e incentivando as habilidades artísticas dos alunos


No dia 30 de outubro, aconteceu o workshop sobre a técnica de Lambe-Lambe no CIEP Patrice Lumumba, integrante do BE Engenho da Rainha, com os estudantes do 5º e 6º ano. O workshop ocorreu como ação integrada à trilha educativa "Oficineiros em Ação" que foi realizada em parceria com a Gestora de Projetos do Bairro Educador de Irajá, Ana Carolina Duarte de Souza.


A ação levou em consideração a sensibilização dos estudantes para a existência de outra técnica de grafismo, que reforça a valorização da produção e das habilidades artísticas dos mesmos, além de uma nova forma de intervenção artística nos muros internos da escola, desenvolvendo noções de pertencimento ao espaço da unidade escolar.

 A técnica do Lambe-Lambe, desenvolvida pela gestora de projetos Ana Carolina, consistiu na criação de uma imagem (desenho, pintura, etc.) sobre uma folha de papel-jornal, que depois pôde ser recortada e colada nas paredes ou nos muros da escola. No mesmo dia, foi realizada a intervenção nos muros internos do CIEP Patrice Lumumba.


Já no dia 08 de novembro, dando continuidade à trilha educativa, os estudantes fizeram o mapeamento dos locais no entorno do CIEP Patrice Lumumba que são grafitados e / ou pichados. O objetivo desta ação foi analisar a existência da arte do grafite na comunidade, em contraponto às pichações. Esta ação contou com a presença dos alunos do 6º ano experimental, da professora regente da turma Norma Santos, da agente educadora e da gestora do projeto Bairro Educador Engenho da Rainha, Marcia Fernandes.


As conclusões retiradas pelos estudantes, a partir da observação do espaço físico percorrido, é que quase não existem pichações. Em relação à grafitagem, estas aparecem com mais frequência em muitos locais. Os lugares com maior predominância do grafite foram as paredes do prédio da Associação de Moradores, localizada próxima à unidade escolar e algumas residências com os desenhos nos muros, bem como nos muros da Estação Del Castilho do Metrô Rio.

A próxima oportunidade de atividade educativa dentro da trilha irá apostar na interdisciplinaridade, contando com a sala de informática como local para seu desenvolvimento. O aplicativo Google Maps, servirá de apoio para o mapeamento concreto dos espaços percorridos, além disso, serão assinalados os pontos possíveis de intervenção dos estudantes a partir da técnica do Lambe-Lambe, anteriormente utilizada na própria unidade escolar.

Outra forma de integrar tecnologia, educação e arte local, foi a possibilidade de criação de uma página, ou grupo, no Facebook, que será alimentada pelos próprios estudantes. Tal ferramenta de registro e comunicação mostrará o resultado do mapeamento realizado na comunidade e as impressões e conclusões que os alunos tiveram desta atividade.
Por Marcia Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário