A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bairro Educador Catumbi participa de evento na UERJ



Em parceria com o Bairro Educador e o departamento de extensão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, a Escola Municipal Estados Unidos, integrante do BE Catumbi, participou da 23ª edição da UERJ Sem Muros, que ocorreu entre os dias 1 e 5 de outubro. O evento tinha por objetivo divulgar as experiências realizadas nos cursos de graduação das unidades acadêmicas.

No bloco do “Espaço Ciência” foram realizadas experiências na área de matemática, física, oceanografia, biologia, paleontologia, arqueologia e meio ambiente.

Os estudantes vivenciaram temas que até então só eram vistos em salas de aulas. As estruturas montadas logo os atraíram e serviram de convite para que participassem da atividade com perguntas e/ou toque nos objetos. Tudo era acompanhado por monitores que explicavam passo a passo de cada processo e o desenvolver dos experimentos na intenção de fazê-los compreender como as reações presentes nestes, aconteciam.

O bloco ao lado da “Feira de Prestação de Serviços” oferecia opções diversas como: vacinação, tipagem sanguínea, teste de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), saúde bucal, atenção à saúde da criança nas creches, aleitamento materno, fisioterapia, saúde da mulher, prevenção à hanseníase e etc. Destaque para ação dos estudantes de enfermagem e a ação contra violência - com uma simples encenação eles cativaram os estudantes: com uma vacina chamada “Antipegânica”  (que permitia ao vacinado estar livre da violência ativa); onde, uma bala em formato de coração foi utilizada como vacina oral e tornou os vacinados em agentes fomentares e divulgadores da ação.


O Bairro Educador e a Escola Municipal Estados Unidos agradecem a oportunidade oferecida pelo setor de extensão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário