A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

BE Bispo em passeio ecológico pela Ecobé


Entre os dias 8 e 12 de outubro, as turmas 1901 e 8301 da Escola Municipal Francisco Cabrita, integrante do BE Bispo, realizaram uma aula passeio na Ecobé Projetos Pedagógicos (empresa de educação com foco no ensino de ciências naturais e projetos de educação ambiental). A turma 1901 esteve visitando o local, que faz fronteira com a Floresta da Tijuca, no dia 09/10 acompanhada da professora Ana Beatriz e a turma 8301 no dia 11/10, acompanhada da professora Mônica Nunes. A aula ao ar livre foi agendada em parceria com o Bairro Educador.

A atividade proposta pelos guias foi uma trilha pela floresta. Durante o percurso os estudantes aprenderam conteúdos de ciências, história e geografia. Aprenderam por exemplo, uma técnica utilizada pelos capitães do mato para capturar os escravos: eles pintavam o tronco das árvores de branco para que no escuro fosse possível ver a silhueta do escravo que tentava se esconder entre as mesmas. Essa técnica é usada hoje contra os caçadores, que infelizmente ainda existem.

As turmas viram os animais que existem no local: pato, marreco, jacaré, porco-da-índia, coelho, galinha, macaco-prego, além dos brinquedos pedagógicos do campo da física e da cinemática, como o fogão solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário