A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 23 de outubro de 2012

BE Manguinhos participa da Reunião de Responsáveis


No último dia 20 de outubro todas as escolas públicas do município do Rio de Janeiro realizaram a 3º reunião de responsáveis vinculada ao Cartão Família Carioca. A Escola Municipal Teotônio Vilela, BE Manguinhos, recebeu os responsáveis para mais esta ação de integração Família-Escola. A unidade escolar contou com a participação do Centro Salesiano do Menor- CESAM/RJ e com o apoio do Bairro Educador.


 A reunião contou com grande participação da comunidade e teve início com um discurso da diretora (que através de vídeos falou sobre o Projeto “Família- Escola Parceria Legal, na Moral.”), falou sobre a necessidade dos familiares acompanharem o desenvolvimento pedagógico das crianças. Falou sobre o projeto de integração Família-Escola e de como o exemplo familiar pode interferir no dia a dia da escola. Os resultados positivos alcançados pela escola na avaliação da prefeitura foram apresentados aos responsáveis para motivá-los e mostrar o desempenho do corpo docente da instituição. Os vídeos “Criança Vê, Criança Faz” e “Mãe na escola” foram exibidos e utilizados pela diretora para reforçar a temática da participação da família na escola e da influência dos pais e responsáveis sobre os estudantes.


Atendendo às demandas apresentadas pela diretora de estimular os responsáveis a acompanhar o desenvolvimento estudantil dos adolescentes, o Projeto Bairro Educador solicitou ao Centro Salesiano do Menor - CESAM/RJ para demonstrar a importância do bom desempenho escolar e do acompanhamento da família para que os adolescentes consigam obter boas colocações nos processos seletivos. Foram distribuídos aos responsáveis folhetos com indicações dos locais de retiradas de documentação e instruções sobre os processos, reforçando assim a preocupação com a cidadania tanto da escola, quanto do parceiro convidado. Esta ação vem sendo acompanhada pelo projeto de "Empregabilidade e Cidadania" projeto articulado pelo Bairro Educador.


Durante a reunião foi mencionada a parceria com o GCAP-RJ (Grupo Comunitário de Apoio Pedagígico), que realizou o reforço escolar para estudantes que iriam participar do processo seletivo do ISMART ( Instituto Social Para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos). A professora Viviane Couto e a Diretora da unidade escolar estimulam seus estudantes a participarem dos processos seletivos.

O Bairro Educador agradece ao CESAM/RJ que de forma muito eficiente cooperou tanto na divulgação, como na própria organização da reunião. Futuras ações estão sendo articuladas e esperamos poder contar com tal parceria. 
Por Leonardo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário