A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ciência, história e Arte em aula-passeio

No dia 04 de outubro, os estudantes do CIEP Ministro Gustavo Capanema, BE Maré, foram à feira de trabalhos científicos da UERJ, a UERJ sem Muros. Eles vivenciaram experiências de física, biologia e ciências. Além disso, participaram de diversos tipos de brincadeiras educativas, em que aprenderam sobre os cuidados com a saúde, biodiversidade, geologia marinha, cultura indígena e preconceito lingüístico.


Durante as atividades, os estudantes participaram de brincadeiras e ganharam brindes. As turmas visitaram a exposição “Além de Pompéia”, que conta a história da cidade romana de Stabiae, que fica próxima a Pompéia, cidade destruída pela erupção do Vesúvio, vulcão localizado no Golfo de Nápoles, na Itália. No trajeto da exposição os estudantes viram, por meio de animações em vídeos, como se deu a destruição da tal cidade e como ela foi sendo redescoberta através de escavações arqueológicas durante o século XVIII. Eles observaram como era a vida, e os hábitos dos cidadãos romanos, através dos vídeos e de esculturas e pinturas originais que vieram da Itália para a exposição.



Os estudantes aprenderam muito com o passeio que, segundo a professora Janete Trajano, foi uma tarde que valeu por pelo menos três dias de aulas. De acordo com a professora, seria muito proveitoso para a educação dos estudantes que eles tivessem pelo menos dois dias de aula externa (aula-passeio) por semana, mesmo que em instituições do entorno da escola.


Por Marcio Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário