A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Conhecendo o Rio de Janeiro a Dezembro no Carro – Céu de Histórias


No dia 23 de outubro o CIEP Juscelino Kubitschek, BE Manguinhos, em comemoração ao Dia das Crianças, recebeu o espetáculo teatral: “ Rio de Janeiro a Dezembro no Carro – Céu de Histórias”, promovido pelo Sesc Ramos, através do projeto "Um Rio para crianças", que presta homenagem ao Rio de Janeiro, resgatando as mais genuínas manifestações culturais folclóricas do povo fluminense e carioca.


O espetáculo busca passar uma nova linguagem dramatúrgica voltada para o público infantil, e apresenta a criatividade e sensibilidade da arte popular, mostrado em doze quadros (de janeiro a dezembro) utilizando elementos como violão, acordeom, cavaquinho, bandolim, flauta doce e instrumentos de percussão, para contar, cantar e representar as mais marcantes e significativas atividades e datas comemorativas, que impulsionam as festas populares tanto da zona urbana como da zona rural. As festas representadas na peça foram folia de reis (que ocorre em janeiro), samba, jongos, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, “O Boi pintadinho”, contos, lendas e por último o “Pastoril” que acontece no mês de dezembro.”


As atrações da festa do dia das crianças foram planejadas pelos professores e direção escolar. Além do teatro, os estudantes assistiram a encenação do professor Áureo Ramos que contou a história do descobrimento do Rio de Janeiro.



O Bairro Educador e o CIEP Juscelino Kubitschek agradecem ao SESC Rio - Unidade Ramos por proporcionar este momento cultural com os estudantes.

Por Rivânia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário