A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Conhecendo a própria história


O projeto “Identidade Pessoal” acontece na Escola Municipal Monsenhor Rocha, integrante do Bairro Educador Penha, e atende cerca de 200 estudantes das turmas do 3º ano que apresentam dificuldades na leitura e na escrita. A iniciativa é fruto de um planejamento integrado da coordenadora pedagógica Izabel Aparecida com a equipe do Bairro Educador.

Esse tema foi escolhido porque muitos estudantes apresentavam dificuldades até mesmo para escrever seu próprio nome. Sendo assim, foi desenvolvido um projeto, em parceria com as professoras e a coordenadora pedagógica, que resgata o conhecimento que o estudante tem de sua identidade e proporciona momentos de registros, de aspectos da identidade pessoal, ou seja, não tem cópia, o estudante precisa registrar as informações de sua vida. 

Nesse projeto os estudantes se sentem interessados em aprender sobre a sua própria história sua ancestralidade, o significado do seu nome, o preenchimento de documentos, entre outras coisas. A atividade que mais chamou atenção dos estudantes foi realizada no dia 04 de outubro, quando confeccionaram um modelo do próprio documento de identidade.

Foi proposto que os estudantes fizessem em casa o preenchimento do modelo da certidão de nascimento com seus dados. Eles relataram que a atividade os deixou mais próximos de seus pais, que suas mães nunca tinham sentado para fazer atividade de casa com eles e, desta vez, participaram ativamente.

Com os trabalhos produzidos foi feito um mural com exposição de trabalhos, fotos e informações dos projetos realizados pelo Bairro Educador na escola.

Por: Maristela Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário